sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Programa "Leite na Escola" volta a beneficiar alunos da rede municipal de ensino

Gestores escolares de São Luís participam de evento para discutir detalhes do programa

Por Hugo Freitas

Cerca de 300 gestores de unidades escolares da rede municipal de ensino da capital e de instituições conveniadas estiveram reunidos, na última quarta-feira (27), no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para participar do “Seminário sobre a logística de distribuição do leite”.

O evento serviu para fornecer informações, captar sugestões e dirimir dúvidas sobre o programa "Leite na Escola", da Prefeitura de São Luís, que deve ser retomado a partir do ano que vem em toda a rede pública de ensino da capital.

Na ocasião, a secretária municipal de Segurança Alimentar (Semsa), Fátima Ribeiro, explicou a logística da distribuição e detalhou a responsabilidade de cada agente envolvido no processo. “Os gestores escolares serão peça importante nesta execução, além de nos subsidiar com informações para que possamos realizar as avaliações”, destacou.

Todas as etapas do programa foram discutidas com os gestores, desde o nome, embalagem, mascote e revista educativa e os entraves que fizeram prolongar a licitação. Na ocasião, os gestores experimentaram o leite, que ficou durante todo o evento em exposição para ser degustado, e assistiram ao vídeo detalhando o processo de embalagem do leite. O material foi produzido durante visita da secretária Fátima Ribeiro à empresa fabricante, localizada em Catanduvas, São Paulo.

Os seminários serão regulares e promovidos a cada três meses para que seja feita a avaliação do programa e seu impacto junto aos estudantes. O próximo será em março de 2014, ocasião em que será feito o relatório geral dos primeiros resultados.

A Semsa é gestora do programa com apoio das secretarias municipais de Educação (Semed), Assistência Social (Semcas) e Saúde (Semus), apoio da UFMA e com monitoramento do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea).

Leite nas escolas de São Luís

O leite será distribuído aos 130 mil alunos das unidades de ensino básico e escolas comunitárias do município, escolas filantrópicas e creches. O programa do leite será ampliado para beneficiar a população em situação de rua, sob a responsabilidade da Semcas.

Para receber o produto, os alunos devem estar devidamente matriculados, serem assíduos às aulas e possuir bom desempenho escolar.

O programa "Leite na Escola" foi criado na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB). No início deste ano, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) suspendeu o programa, alegando "vícios" nos contratos anteriores.

Desde então, alunos da rede municipal de ensino ficaram sem o alimento fundamental para o seu crescimento e desenvolvimento.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.