quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Geraldo Castro garante pagamento de salários atrasados a mais de 600 terceirizados

"Nós tratamos a questão com responsabilidade e demos a importância devida". Geraldo Castro sobre o acordo que garante o pagamento de salários atrasados aos trabalhadores da Semed

Por Hugo Freitas

Mais de 600 trabalhadores assinaram o termo de adesão ao acordo coletivo que regulamenta o pagamento dos cooperados e terceirizados da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O prazo para que os trabalhadores aderissem aos termos conciliados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) terminou na última segunda-feira (22). A previsão é que a primeira parcela do pagamento àqueles que optaram pelo acordo seja liberada no dia 15 de janeiro de 2014.

Aqueles que não foram incorporados, a partir da assinatura particularizada, passam a não ser contemplados pelo descrito no texto do acordo coletivo.

“Estamos cumprindo com as determinações legais, fundamentados na proposta de garantir um repasse justo aos cooperados. Não havia como arcar com as dívidas deixadas pela gestão passada, que não providenciou orçamento para cobrir despesas nesta envergadura. Nós tratamos a questão com responsabilidade e demos a importância devida, honramos o compromisso com os trabalhadores e criamos condições para atendê-los”, declarou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

Na semana passada, a Prefeitura deu início às assinaturas dos acordos individuais e à definitiva resolução de pendências. Geraldo Castro esteve pessoalmente com os cooperados que optaram pela assinatura do acordo, agora de maneira individual.

Uma equipe da Semed participou das orientações do passo a passo do trâmite aos cooperados, além de tirar dúvidas quanto aos detalhes dos processos individuais.

Vale ressaltar que um acordo semelhante havia sido fechado em setembro deste ano, ainda na gestão do ex-secretário Alan Kardec. Contudo, o mesmo não foi cumprido, o que levou os trabalhadores a cobrarem novamente a Prefeitura que, agora, por meio do atual titular da Semed, conseguiu garantir o pagamento dos salários atrasados. Há trabalhadores com pagamentos em atraso há cerca de 14 meses.

Geraldo Castro reconheceu ainda a decisiva atuação dos órgãos trabalhistas na condução das reuniões que resultaram no acordo coletivo com os cooperados e terceirizados da Semed, a partir da conciliação de ação civil pública mediada pelo juiz titular da vara trabalhista, Paulo Mont’Alverne, com as empresas Result Consultoria e Gestão e Multicooper Maranhão.

“O acordo só foi possível devido ao forte empenho do procurador do Trabalho, Maurel Mamede Selares, e do juiz do trabalho, Paulo Mont’Alverne, que ativamente participaram da negociação”, frisou Geraldo Castro, que vem se consolidando, a cada dia, como um dos mais ativos e responsáveis secretários da Prefeitura de São Luís.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.