terça-feira, 3 de dezembro de 2013

IGREJA CATÓLICA ENTRA NA POLÊMICA SOBRE A CASA DO ESTUDANTE NA UFMA

Igreja da Sé, sede da Arquidiocese Metropolitana de São Luís

Por Hugo Freitas

A Arquidiocese de São Luís divulgou, nesta terça-feira (03), uma carta destinada ao reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, por meio da qual manifesta apoio ao protesto dos universitários pela criação da Casa do Estudante dentro do Campus de São Luís.

Na carta, a administração central da Igreja Católica no Maranhão apela para que o reitor Natalino dialogue com os estudantes, enfatizando as dificuldades destes em se manter na Universidade.

"Apelamos, inclusive, para o seu espírito humanitário, diante das dificuldades que enfrentam e os esforços que dispendem esses universitários para fazer um Curso Superior na Capital, o que, naturalmente, só pode afetar o seu desempenho, ao longo do curso", reza o texto eclesiástico.

Os estudantes exigem que a reitoria volte atrás na decisão de transformar o prédio destinado à Casa do Estudante, conforme acordo documentado pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2007, na Pró-reitoria de Assistência Estudantil. A administração superior da UFMA praticamente descartou essa possibilidade em Nota Oficial (confira aqui).

A reivindicação do corpo discente da Universidade tomou ares de dramaticidade em razão de dois alunos estarem em greve de fome. Um deles, inclusive, teve que ser hospitalizado depois que passou mal.

Na segunda-feira (02), centenas de estudantes interditaram a Avenida dos Portugueses. Nesta terça (03), a entrada do Campus da capital foi bloqueada, impedindo a entrada de alunos, professores e funcionários da instituição.

Leia a íntegra do conteúdo da carta da Arquidiocese de São Luís:

Magnífico Reitor
Professor Doutor Natalino Salgado
Universidade Federal do Maranhão – UFMA
N/Cidade

Magnífico Reitor:

A conquista de direitos não se dá sem a luta, principalmente da camada popular. Vivenciamos, nestes dias, a luta de estudantes da Universidade Federal do Maranhão pelo direito à moradia. É o que tem noticiado a mídia local, em que o estudante do Curso de Ciências Sociais, Josemiro Araújo, num gesto extremo e de graves riscos para a sua saúde e vida, mantém-se acorrentado e em greve de fome, na expectativa de ser recebido por Vossa Magnificência.

Diante do impasse para superar esse grave conflito, a Comissão Arquidiocesana Justiça e Paz de São Luís, as Pastorais da Juventude e Universitária e, também, o Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís, com o apoio do Excelentíssimo Senhor Arcebispo Metropolitano de São Luís, Dom José Belisário da Silva, vêm apelar a Vossa Magnificência para que receba os estudantes que pleiteiam o direito à moradia digna, abrindo o diálogo que se faz necessário entre essa Reitoria e o corpo discente da UFMA.

Apelamos, inclusive, para o seu espírito humanitário, diante das dificuldades que enfrentam e os esforços que dispendem esses universitários para fazer um Curso Superior na Capital, o que, naturalmente, só pode afetar o seu desempenho, ao longo do curso.

Antecipadamente, manifestamos agradecimentos pela acolhida que dispensar a este expediente e, mais, à sua capacidade de ouvir e encaminhar os pleitos de nossa juventude.

Atenciosamente

Comissão Justiça e Paz - CJP
Pastoral Universitária
Setor Juventude da Arquidiocese de São Luís

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas no Twitter e no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.