sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

REDE GLOBO E A POSSIBILIDADE DE NOVO "TAPETÃO" NO FUTEBOL BRASILEIRO


Por Hugo Freitas

A Rede Globo, através do programa "Globo Esporte" nacional, tentou forçar e dissimular um aspecto informacional sobre a possibilidade de novo "tapetão" no Brasileirão 2013.

No programa desta sexta-feira (13), apresentado por Alex Escobar, a Globo deu voz ao procurador geral do STJD, Paulo Schmidt, ao advogado do Fluminense, mas simplesmente "esqueceu" da fala de defesa da Portuguesa.

Na matéria elaborada com rompantes de "jornalismo sério e imparcial", a Globo deu espaço demasiado a apenas um "lado" da história e à voz autorizada que beneficia esse lado. No caso, o Fluminense.

A Globo poderia ter mostrado, ao menos, que no programa anterior (da quinta-feira, 12), a Lusa já havia se defendido através da fala de seu presidente. Mas a emissora carioca não o fez.

Tudo arquitetado para que, numa possível "virada de mesa", a Globo passe a imagem aos seus telespectadores e aos fãs e torcedores brasileiros de que "não tem nada a ver com isso" e que está apenas "cumprindo seu papel de informar à sociedade".

Não se pode esquecer que a última vez que o Fluminense caiu para a Segunda Divisão foi parar na Terceirona. Naquela oportunidade, saiu direto da Série C para a Série A como time "convidado" pelo então famigerado "Clube dos 13" formado pelos cartolas do futebol.

Vale ressaltar que a Rede Globo de Televisão é a detentora exclusiva dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, conquista obtida através de procedimentos administrativos realizados pela CBF altamente obscuros, sem transparência e repleto de privilégios para a TV da família Marinho.

É a Globo, por exemplo, que escolhe e negocia com outras emissoras, como a Band e a RedeTV!, o direito de retransmissão dos jogos das séries A e B, respectivamente, outra grande fonte de receita obtida pela Globo com o Campeonato Brasileiro.

Com dois "gigantes" do futebol tupiniquim caindo para a segunda divisão, a Rede Globo será, portanto, a principal prejudicada no negócio. Duplamente prejudicada.

Primeiro pelo fato de as torcidas de Vasco e Fluminense serem bastante volumosas, sendo a do Flu a maior do Estado do Rio de Janeiro e a do Vasco a quarta maior do Brasil. Isso afastaria, portanto, os telespectadores do canal carioca e os colocaria no colo, por exemplo, da RedeTV!, que já há algum tempo vem transmitindo a Série B do Brasileirão, com exclusividade na TV aberta.

Por isso mesmo, a Globo perderia também em verbas publicitárias, advindas de anunciantes e patrocinadores interessados em apresentar suas marcas e produtos durante a transmissão dos jogos da Série A. Um anúncio de 30s durante uma partida de futebol na Globo custa, em média, cerca de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Portanto, estimados leitores, não pensem que a decisão do STJD sobre o caso do Fluminense será puramente "técnica", como disse reiteradamente Paulo Schmidt, mas sim cercada de interesses e pressões externas de gente poderosa que comanda a quarta maior emissora de televisão do mundo: a Rede Globo.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas no Twitter e no Facebook

4 comentários:

  1. Concordo caro amigo. É extremamente revoltante, não só para a Portuguesa, mais também para Vasco, Ponte Preta e Náutico, que perderam em campo e vão jogar a série B com dignidade, pois esse três times apouco citados já jogaram e subiram por méritos próprios, bem diferente do Fluminense, equipe essa que tirá a credibilidade do futebol Carioca. Neste mesmo momento em que faço esse comentário a "corja" do STJD acaba de rebaixar a Portuguesa, eles seguem a risca a lei neste momento, porém em 2010 contra o Fluminense nada foi feito. É uma vergonha para o futebol Brasileiro que interesse de terceiros prevaleça, Ainda cabe recurso é eu espero que justiça seja feita.
    Para fechar meu comentários eu deixo aqui palavras de Branco, campeão brasileiro pelo Fluminense em 1984, o ex-lateral é contra a queda da Lusa.

    "- Em termos jurídicos, é discutível. Mas é até covardia a Portuguesa cair, e o Fluminense ficar. Com uma folha salarial de R$ 9 milhões, o Fluminense foi incompetente. O justo seria cair no campo e subir no campo. Torço pelo Fluminense, mas não sou hipócrita"

    Fonte: http://extra.globo.com/esporte/fluminense/tapetao-constrange-branco-covardia-portuguesa-cair-o-fluminense-ficar-11077561.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um absurdo! Lamentável e vergonhoso que isso ocorra justamente às vésperas do Brasil sediar a próxima Copa do Mundo. Mas FUTEBOL É NEGÓCIO!!! Vasco e Fluminense na Série B o prejuízo seria enorme, tanto para a Globo quanto para a CBF.

      Excluir
  2. O Brasil é refém da filha do Time Life. E o futebol carioca só se mantém de pé, por causa da Globo. Abraços, pugliese@pugliesegomes.com.br

    ResponderExcluir

Grato pela participação.