terça-feira, 31 de dezembro de 2013

ÚLTIMA PESQUISA DO ANO PARA O GOVERNO DO MARANHÃO


Por Hugo Freitas

O Instituto Conceito realizou a última pesquisa eleitoral de 2013 para avaliar a preferência do eleitorado maranhense sobre o cenário político na disputa pelo Governo do Estado.

De acordo com os números, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PC do B) lidera a disputa seguido pelo secretário estadual de Infra-estrutura, Luís Fernando (PMDB). O levantamento aponta que na pesquisa estimulada o comunista teria 53,4%, enquanto que o peemedebista registra 20,5% das intenções de voto.

Na terceira colocação, aparece a deputada estadual Eliziane Gama (PPS) com 7% dos votos, seguida de Hilton Gonçalo (PDT), que soma 6,2%. Aqueles que votariam nulo somam 4,1% e outros 8,8% ainda não sabem em quem votar ou não responderam ao questionário.

Espontânea

No quesito em que não é colocado nomes para o entrevistado, o presidente da Embratur aparece em primeiro lugar com 37,5%, seguido por Luís Fernando com 10,1%. Eliziane Gama registra 2,8% na terceira posição e Hilton Gonçalo alcança 1,4%.

Ainda são citados na pesquisa espontânea: Edson Lobão (PMDB) 1%; João Castelo (PSDB) 0,6%; Zé Reinaldo (PMDB), João Alberto (PMDB) e Tadeu Palácio (PPS) todos com 0,3%; Marcos Silva (PSTU) com 0,2% e Dutra e Roberto Rocha 0,1%. Nenhum 0,6% e Não sabem ou Não responderam 39,7%.

Rejeição

Os números apontam ainda que o candidato governista lidera o índice de rejeição invertendo as posições com o candidato comunista, que aparece em segundo lugar neste quesito.

Baseado na seguinte pergunta: “Em qual destes candidatos você não votaria de jeito nenhum para governador do Maranhão?”, a pesquisa revela que a candidatura de Luís Fernando tem 38,9% de rejeição, enquanto que Flávio Dino possui 21,6%. Não sabem ou não responderam somam 39,5%.

Metodologia

O levantamento foi realizado entre os dias 06 e 12 de dezembro. O Instituto Conceito adotou amostra estratificada por cotas, com o total de 1940 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto de 38 municípios escolhidos de forma aleatória, porém incluindo as quinze cidades mais populosas do estado.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.

No próximo post, o titular do blog avaliará qualitativamente os números deste último levantamento eleitoral de 2013 que incluiu, pela primeira vez, a candidatura de Eliziane Gama no cenário de disputa pelo Governo do Maranhão.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.