sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Câmara de Vereadores de São Luís será obrigada a realizar concurso público em 2014

Câmara Municipal nunca realizou concurso público em toda sua história

Por Hugo Freitas

O ano começa com boas expectativas para os concurseiros de plantão. A Câmara de Vereadores de São Luís deverá realizar este ano, obrigatoriamente, um concurso público para o preenchimento de aproximadamente 400 vagas.

A informação foi dada pelo procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Maranhão, Douglas Paulo da Silva, a um jornal da capital.

Segundo a assessoria de Comunicação do parlamento municipal, aproximadamente 400 funcionários trabalham na Casa sem estabilidade, enquanto outros 340 trabalhadores, na ativa antes da Constituição de 1988 - que estipula a obrigatoriedade do preenchimento de cargos públicos por meio de concurso nas três esferas (federal, estadual e municipal) - estão respaldados por um Termo de Ajustamento de Conduta, incorporados inclusive ao Plano de Cargos e Salários recém promulgado.

A Câmara Municipal de São Luís foi fundada em 1619, sendo a quarta Casa Legislativa mais antiga do Brasil. Apesar da longevidade, o órgão nunca realizou um concurso público nos seus 393 anos de história para preenchimento do seu quadro de servidores, sendo o único com atuação na capital que registra tal impropério.

Apesar do Portal da Transparência da Casa não informar, dos cerca de 1,5 mil funcionários da Câmara apenas 305 são efetivos. A estimativa é que existam cerca de 500 servidores tipo "SPs" (Serviços Prestados) e de 500 cargos comissionados.

Acompanhe o Blog do Hugo Freias pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.