sábado, 11 de janeiro de 2014

Comissões de Direitos Humanos são barradas em Pedrinhas


Por Hugo Freitas

Membros das comissões de Direitos Humanos da OAB e da Assembleia Legislativa e representantes da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos foram barrados na tarde desta sexta-feira (10) no presídio São Luís 1, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

A ordem partiu do próprio secretário da Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchôa.

Segundo informou o vice-presidente da comissão da OAB, Rafael Silva, o veto foi dado por mensagem de texto pelo secretário Uchôa à deputada estadual Eliziane Gama (PPS), presidente da comissão sobre o tema na Assembleia Legislativa do Maranhão.

As entidades pretendem denunciar a proibição à OEA (Organização dos Estados Americanos), por ferir o princípio previsto pela Organização das Nações Unidas (ONU) de livre acesso a unidades prisionais como mecanismo de combate à tortura.

Mesmo com a proibição, o grupo conseguiu entrar no centro de triagem ao lado do Centro de Detenção Provisória (CDP), sabe-se lá como. No local, constatou superlotação e apenas finas paredes separando as celas lotadas.

Nessa "aventura desautorizada" pelo secretário Sebastião Uchôa, que também não informou o porquê da proibição, junto com os representantes das comissões de Direitos Humanos entraram ainda em Pedrinhas uma repórter da Folha de S. Paulo, enviada especialmente para cobrir a situação no presídio, e uma equipe de reportagem do site UOL.

A cachoeira de notícias da imprensa sulista sobre o sistema carcerário do Maranhão vai continuar e os olhos do mundo ainda estarão voltados sobre nossas cabeças. É aguardar e conferir.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.