sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Eliziane Gama cada vez mais próxima de uma aliança com o PSB de Eduardo Campos

Eduardo e Eliziane devem caminhar juntos em 2014. E Flávio Dino?

Por Hugo Freitas

A deputada estadual Eliziane Gama (PPS) já foi recebida pelo menos três vezes pelo governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. O resultado destes encontros deve ser o fechamento de uma aliança do PSB ao PPS no Maranhão.

Nos meses de novembro e dezembro de 2013, Gama discutiu aliança política com Campos e ofereceu palanque para o pré-candidato a Presidência da República e espaços na chapa majoritária ao PSB.

Em novembro, a deputada foi a única maranhense convidada pela cúpula do PSB nacional, que tem a ex-ministra Marina Silva na articulação, a participar de um congresso que reuniu lideranças políticas de todo o país. Eliziane foi uma das palestrantes do evento, que tratou sobre direitos humanos.

Já em dezembro, a popular socialista foi convidada por Campos para conhecer os principais programas de governo de Pernambuco. Além de se reunir com o governador daquele estado, Eliziane conheceu os titulares das pastas de Planejamento, Saúde, Educação, Defesa Social e Fazenda.

Na ocasião, Eliziane pediu apoio à sua candidatura. “Vamos continuar dialogando e tentando fechar aliança com o partido [PSB], que tem bastante representatividade na oposição. Nossa candidatura está mantida”, afirmou.

Roberto Rocha e Eliziane Gama também se aproximam e provocam divergências no PSB maranhense

Divergências internas

A movimentação nacional de Eduardo Campos tem dividido os membros do PSB no Maranhão.

O prefeito de Timon e presidente estadual da sigla, Luciano Leitoa, quer apoio da legenda ao pré-candidato Flávio Dino (PCdoB). Mas já há quem defenda, pelo menos internamente, a aliança com o PPS de Eliziane.

O vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), é um dos que cogitam enfaticamente essa possibilidade. Ele pretende disputar o Senado Federal de qualquer jeito, custe o que custar, e já se reuniu diversas vezes com Gama.

Com o namoro insosso entre o PCdoB e o PSDB, que desagrada tanto Rocha quanto os partidários do PDT, a tendência é que Flávio perca o apoio destas siglas (PSDB, PSB e PDT), que também buscam espaços de poder no jogo político maranhense.

Se isso ocorrer, será, no mínimo, curioso ver agentes políticos como os deputados Bira do Pindaré, Marcelo Tavares e Cleide Coutinho, todos do PSB, sendo "constrangidos" a fazerem campanha para Eliziane em detrimento do até então "eterno aliado", o comunista Flávio Dino.

Mais um passo dado

Nesta quinta-feira (02), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, oficializou a entrada do PSDB em sua administração estadual.

O acordo selado vai garantir o apoio do PSB à candidatura do governador Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo e pode cimentar de vez uma aliança da legenda socialista com a deputada Eliziane Gama para a disputa pelo Governo do Maranhão.

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, já afirmou diversas que a prioridade nacional de seu partido é a eleição de Eliziane no Maranhão.

Vale aguardar as cenas dos próximos capítulos.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.