segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Saque de pagamento para cooperados da Educação de São Luís começa nesta segunda-feira (27)

Começa hoje (segunda-feira, 27) o saque do pagamento das primeiras parcelas do acordo feito com cooperados e terceirizados das empresas Multicooper e Result Consultoria e Gestão que prestaram serviço para a Prefeitura de São Luís.

O saque poderá ser feito na agência da Caixa Econômica situada no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no bairro da Areinha.

Os trabalhadores serão pagos em grupos de cem por dia, obedecendo à ordem alfabética, conforme despacho assinado na última quinta-feira (23) pela juíza substituta Angelina Moreira de Sousa Costa.

A lista com o cronograma de pagamento dos trabalhadores está disponível no mural do Fórum Astolfo Serra, na sede do Tribunal Regional do Trabalho 16ª região, e também no site da Prefeitura de São Luís (www.saoluis.ma.gov.br).

Para receber o valor, é preciso ir à agência da Caixa Econômica Federal situada no TRT portando apenas o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a carteira de identidade para preencher a documentação necessária. Não é necessário contratar advogado nem pagar nenhum tipo de honorário.

"Buscamos, incessantemente, viabilizar o pagamento dos cooperados e terceirizados o quanto antes", afirmou Geraldo Castro

ACORDO

Mais de 700 trabalhadores aderiram ao acordo, resultado de conciliação de ação civil pública conduzida pela vara trabalhista e homologada pelo Procurador Regional do Trabalho Maurel Mamede Selares.

O montante necessário para dar início à quitação do débito foi depositado pela Prefeitura de São Luís em conta judicial do Banco do Brasil no último dia 15, e corresponde a mais de meio milhão de reais – suficiente para assegurar aos trabalhadores o pagamento de três parcelas do acordo de uma só vez. Com isso, cada trabalhador receberá a quantia de R$ 724, correspondente a um salário mínimo.

“Buscamos, incessantemente por meio da nossa Assessoria Jurídica, viabilizar o pagamento dos cooperados e terceirizados o quanto antes. A homologação do acordo por parte da Justiça do Trabalho evidencia a seriedade e a verdade, marcas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, disse o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

De acordo com o titular da Semed, o recurso, depositado no dia 15 pela Prefeitura de São Luís, já garantia o pagamento: restava apenas a conclusão dos trâmites legais.

Desde o início, Geraldo Castro tem trabalhado conjuntamente com o empenho e a dedicação da Justiça do Trabalho, buscando garantir a máxima celeridade a todos os procedimentos.

Com a assinatura do acordo pelos três líderes da comissão dos trabalhadores – Flávia Fernanda Ramos de Sousa, Ildelina Sá da Silva e Joelma Viana Cantanhede – deixou de existir a obrigação de se realizar uma audiência pública para tratar do assunto e nem de intimar, individualmente, cada um dos reclamantes, o que também agilizou os trâmites.

MEMÓRIA

O débito com os cooperados e terceirizados das empresas Multicooper e Result Consultoria e Gestão foi deixado pela gestão anterior. Após várias rodadas de negociações, no mês de dezembro a Prefeitura de São Luís propôs um acordo individual como forma de conciliação, parcelando os valores devidos de acordo com os recursos orçamentários disponíveis.

Esse pacto foi assinado por mais de 700 trabalhadores entre os dias 18 de dezembro de 2013 e 7 de janeiro de 2014.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.