terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

ADIDAS recua e cancela vendas de camisetas com conotação sexual sobre o Brasil


Por Hugo Freitas

A empresa Adidas emitiu nota oficial, na tarde desta terça-feira (25), informando que cancelou a comercialização de produtos com conotação sexual projetando a Copa do Mundo no Brasil.

No site americano da companhia, duas camisetas com imagens que remetem à beleza da mulher brasileira estavam sendo vendidas. Em uma, de cor amarela (foto acima), aparece uma "mulata-corpo-violão" só de biquíni. Na outra, de cor verde (foto abaixo), um coração em formato de bumbum "padrão Fifa" estampa a camiseta, numa nítida alusão ao turismo sexual no Brasil durante a Copa do Mundo, ambas representações da imagem que é reificada "lá fora" sobre as mulheres brasileiras.


A presidente Dilma Rousseff disse, em seu perfil no Twitter, que o Brasil está pronto para combater o turismo sexual em eventos como a Copa do Mundo e o Carnaval. Segundo a presidente, o governo aumentará os esforços de prevenção e o Ministério do Turismo e as secretarias de Políticas para as Mulheres e de Direitos Humanos da Presidência estão firmes no combate à exploração sexual.

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência também publicou hoje uma nota de repúdio. "A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) vem a público repudiar qualquer iniciativa que vincule a imagem do nosso País a conteúdos de apelo sexual, como o ocorrido no episódio no qual a empresa Adidas anunciou a confecção de camisetas com ilustrações de cunho sexual associado às cores e aos símbolos do Brasil. Qualquer estímulo nesse sentido significa associar-se a criminosa prática do turismo sexual, que se constitui em uma grave violação de Direitos Humanos combatida permanentemente pelo País".


A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) também repudiou veementemente a comercialização de produtos que vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais. Em Nota encaminhada ao presidente da Adidas, o ainda presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), afirma que "o Brasil não aceita em seu território a exploração sexual" e que "os atos relacionados a esta prática criminosa serão reprimidos pelos órgãos policiais", observando que "a exploração do Brasil associada a ícones sexuais não são bem-vindas em nosso país".

Em resposta às manifestações públicas das autoridades brasileiras, a empresa norte-americana emitiu Nota na qual assegura que "os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca".

É curioso observar, no entanto, que a empresa frisou que as referidas camisetas estariam disponíveis para a venda apenas para os Estados Unidos, refletindo a imagem que é tida do Brasil e das mulheres brasileiras em todo o mundo.

Confira a nota oficial da Adidas:

"A Adidas sempre acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros, e por isso anuncia que os produtos em questão não mais serão comercializados pela marca. É importante frisar que trata-se de uma edição limitada que estaria disponível apenas para os Estados Unidos".

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.