quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Deputada alerta população para riscos de manipulação por meio de pesquisas eleitorais

“Precisamos entender essas metodologias, porque a pesquisa eleitoral influencia o eleitor. Há no inconsciente popular a ideia de que a população não vota em quem perde", afirma Eliziane Gama (PPS)

A deputada Eliziane Gama (PPS) destacou, na manhã desta quarta-feira (19), a importância e a necessidade de a população maranhense estar atenta para não ser manipulada pelos resultados das pesquisas eleitorais.

“Acredito que a eleição tem que ser escolhida pela consciência verdadeiramente. O que esse candidato representa e o que esse candidato tem efetivamente para mostrar e apresentar de alternativa diferenciada para o Estado”, ressaltou.

Em aparte ao pronunciamento do deputado César Pires (DEM), a deputada se posicionou sobre o resultado das pesquisas de intenções de votos na Região Metropolitana de São Luís para as eleições de outubro deste ano.

“Acredito que o debate sobre as pesquisas é importante, não me refiro apenas ao Instituto DATA-M, mas em relação a todos os demais institutos, pois às vezes fico me questionando sobre qual a sistemática e a metodologia desses institutos. Em algumas pesquisas, o nosso nome, por exemplo, chegou a aparecer até 28 pontos. Ao mesmo tempo, há outros institutos com 17 pontos, com 15 pontos, quer dizer, uma diferença de 15 pontos. Eu acho que é uma diferença muito grande para você ter uma margem tão grande, uma beirando 28 e outra 16, 17 pontos”, questionou.

Eliziane Gama fez referência ao processo eleitoral de 2012, em que mesmo com a sua participação nos debates para concorrer à cadeira na Prefeitura de São Luís, as pesquisas não apontavam o seu nome entre os primeiros candidatos, mas ela alcançou o terceiro lugar com mais de 70 mil votos.

“Lembro que no processo eleitoral municipal de 2012, o nosso nome estava no debate por conta de um resultado eleitoral, aparecendo aqui em São Luís com 12 pontos, enquanto que outros candidatos, por exemplo, que não tinham visibilidade em relação a São Luís, apareciam com 15 pontos, 16 pontos”, lembrou.

E completou, alertando: “Precisamos entender essas metodologias, porque a pesquisa eleitoral influencia o eleitor. Há, às vezes, no inconsciente popular, a ideia de que a população não vota em quem perde. É inclusive uma forma muito errônea de se pensar a questão das disputas eleitorais. Então, a responsabilidade de uma pesquisa eleitoral é fundamental no processo, porque influencia para que haja resultado diferenciado nas eleições”, finalizou.

Leia também:


Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.