quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Deputados debatem sobre conflitos por disputa de limites entre municípios maranhenses


Por Hugo Freitas

Os deputados Raimundo Cutrim (PCdoB), Carlos Amorim (PDT) e Antônio Pereira (DEM), da esquerda para a direita na foto acima, usaram a tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (26), para debater sobre a questão dos limites territoriais entre os municípios maranhenses, que está gerando muitos conflitos de cunho político, administrativo e socioeconômico, envolvendo principalmente as populações de Senador La Roque, Buritirana e João Lisboa.

A questão foi levantada pelo comunista Raimundo Cutrim, que recebeu um documento das mãos dos vereadores e do prefeito de Senador La Roque. “Hoje, Senador La Roque está tendo um prejuízo muito grande, porque perdeu grande quantidade de localidades e os três municípios vivem em conflito”, ressaltou.

O pedetista Carlos Amorim explicou que o problema surgiu quando a Assembleia aprovou uma lei de autoria do deputado Hélio Soares, que revogou a lei de criação dos novos municípios, deixando brechas para sua contestação, o que foi feito primeiro pelo município de Buritirana e depois por João Lisboa.

“Esses dois municípios ingressaram na Justiça e conseguiram ganhar alguns povoados do município de Senador La Roque, o que gerou uma diminuição considerável de sua receita, embora continue sendo responsável pela manutenção e gestão dessas comunidades”, esclareceu Amorim.

Para demonstrar os prejuízos que o município de Senador La Roque está tendo, o "demista" Antônio Pereira apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) relativos a esse município.

“Atualmente, Senador La Roque conta com uma população de 14.315 habitantes e uma área territorial de 746 km², portanto, inferior aos 21 mil habitantes e aos 1.236 Km² que possuía quando foi criado, em 1994”, revelou.

Segundo o parlamentar, por conta dessa situação, existe um conflito social criado na região porque a população de Senador La Roque se recusa a ser gerida pelas administrações municipais de Buritirana e João Lisboa, conforme determinou o Ministério Público estadual. “Instalou-se na região um conflito social onde há inclusive bloqueio de estradas”, denunciou Pereira.

Apartes

Em aparte ao pronunciamento do parlamentar do DEM, a deputada Valéria Macedo pediu o apoio de seus pares para que aprovem a proposta de Projeto de Decreto Legislativo, de sua autoria, que propõe a realização de uma consulta plebiscitária à população de Senador La Roque. “Enquanto não se ouvir o povo, o problema não vai se resolver”, disse a deputada endossando a posição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Senador La Roque.

O deputado André Fufuca, por sua vez, disse que esse não é um problema só de Senador La Roque, mas de todo o Maranhão, acrescentando que conhece casos de povoados que são divididos, sendo uma rua de um município e outra de outro, e que ninguém acaba fazendo nada.

“Ou a gente começa a sintonizar com os órgãos responsáveis pelos plebiscitos ou nós vamos ficar em uma briga aqui de ano em ano sem chegar a lugar nenhum”, defendeu Fufuca.

O presidente da Assembleia, deputado Arnaldo Melo (PMDB), declarou que esse é um assunto que tem incomodado muito a Casa e se comprometeu com seus pares em não deixar pedra sobre pedra para resolver o imbróglio.

“Esse é um problema em quase todos os municípios do Maranhão. Logo depois do Carnaval vamos convocar o IMESC, o IBGE e contratar as pessoas que precisar para resolver o problema, não só de Senador La Roque, que é o caso mais imediato, mas de todos os demais municípios”, garantiu.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.