quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Líder da Oposição denuncia supostas irregularidades em convênio firmado por Luís Fernando

Rubens Júnior acusa o ex-prefeito de São José de Ribamar de ter cometido irregularidades em sua gestão

Por Hugo Freitas

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão "pegou fogo" na sessão desta quarta-feira (05) entre os membros das bancadas governista e de oposição.

O deputado Rubens Júnior (PCdoB), líder do Bloco de Oposição, apresentou a documentação de uma auditoria realizada no município de São José de Ribamar pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2011, duas semanas após o fim do mandato do então prefeito Luís Fernando Silva (2005-2008 e 2009-2010).

Um dos convênios auditados, de número 061/2010, celebrado entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São José de Ribamar, à época administrada por Luis Fernando, compreende o valor de R$ 5 milhões, que serviria exclusivamente para efetuar obras de pavimentação de ruas no município metropolitano.

Segundo o relatório, o plano de trabalho apresentou desvio de finalidade da verba conveniada. O valor teria sido indevidamente rateado a fim de favorecer a reforma do Estádio Dário Santos, para a conclusão das arquibancadas, com a colocação de cadeiras, cobertura em telha brasilite, gramado, alambrados, pintura e vários outros serviços.

Conforme a denúncia do deputado comunista, quatro anos após a celebração do convênio, com 96% da verba liberada pelo Governo do Estado, ficou comprovado por meio de imagens registradas no dia 24 de janeiro de 2014 que a obra do estádio nunca foi concluída. A reforma, mesmo que ilegal, deveria ter sido finalizada no prazo de 180 dias, a contar da publicação.

Para Rubens Jr., a licitação apresentou uma das maiores irregularidades de todo o processo. A empresa vencedora foi contratada um dia antes da abertura de concorrência, demonstrando a nítida intenção de burlar o trâmite para favorecer a mesma.

O relatório ainda demonstra a estratégia de beneficiar a empresa com a não publicação do edital de concorrência e do contrato no Diário Oficial do Estado.

"A julgar pela quantidade de irregularidades apontadas pelo relatório contra o secretário Luis Fernando, fica claro que a fama de bom gestor do ex-prefeito não passa de forte jogada de marketing político. Tanto que não foi capaz de superar uma simples auditoria feita pelo Tribunal de Contas. Nós faremos as representações exigindo as apurações. O que não pode em hipótese nenhuma é o convênio ser desvirtuado para abastecer cofres eleitorais", afirmou o exaltado parlamentar oposicionista.

Governistas defenderam o ex-prefeito

Os deputados César Pires (DEM), Max Barros (PMDB), Alexandre Almeida (PTN), Hélio Soares (PMDB) e Roberto Costa (PMDB) contestaram o discurso de Rubens Jr., alegando que o líder da Oposição queria politizar uma investigação do TCE que ainda não é conclusiva.

Max Barros rebate acusações da oposição, alegando que Rubens Jr. está querendo desqualificar o pré-candidato Luís Fernando

O mais contundente dos governistas foi o deputado Max Barros (PMDB), que afirmou que a postura de Rubens contra Luís Fernando era meramente a de "desqualificar um excelente gestor", utilizando-se do expediente parlamentar (Rubens Jr. falou na tribuna por mais de 30 minutos) para se valer de um relatório preliminar do Tribunal de Contas sobre a gestão municipal de um forte candidato à sucessão da governadora Roseana Sarney (PMDB).

"A sua postura, deputado Rubens Júnior, empobrece o debate político, na medida em que tenta desqualificar o excelente gestor que é Luís Fernando, que está inaugurando estradas por todo o Maranhão, coisa que a oposição nunca fez", rebateu um veemente Max Barros.

Cabe agora ao TCE concluir, com celeridade, a auditoria dos contratos e apresentar o resultado das investigações, a fim de que todos tenham maior discernimento sobre a questão e não se deixem levar pelo calor da disputa política.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.