sábado, 1 de março de 2014

POLÍTICA X CULTURA: "BICHO TERRA" CAUSA POLÊMICA NO CARNAVAL DE SÃO LUÍS

Presidente da Func, Chico Gonçalves respondeu acusações de que teria beneficiado o Bicho Terra para participar da abertura do Carnaval em São Luís

Por Hugo Freitas

Tradicional e umbilicalmente ligado ao grupo governista da família Sarney, o "Bicho Terra" está sendo o pivô de nova polêmica político-cultural.

A participação do grupo carnavalesco na abertura do Carnaval de Passarela de São Luís causou muita cizânia entre dirigentes do PCdoB, partido que comanda boa parte da Prefeitura da capital. Os comunistas não ficaram nada satisfeitos ao presenciarem o Bicho na abertura da folia momesca na Passarela do Samba, no Anel Viário.

E a "culpa" foi direcionada para o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves (PT), que supostamente teria "beneficiado" o Bicho Terra em detrimento de outras brincadeiras carnavalescas ligadas ao PCdoB.

Por meio de Nota, Chico Gonçalves afirmou que a presença do Bicho Terra na abertura do Carnaval em São Luís foi feita por meio de "convite", "a critério da administração", levando-se em conta que "os convidados tenham amplo reconhecimento público".

Ainda na Nota, Gonçalves ressaltou que outras agremiações também foram convidadas para participar do encerramento das festividades carnavalescas, e as demais foram selecionadas por meio de edital.

Por fim, o presidente da Func mandou um enfático recado àqueles que ficaram insatisfeitos com a presença do "governista" Bicho Terra no carnaval "comunista" de São Luís: "a atual gestão não adota critérios ideológicos e/ou partidários para contratar artistas e grupos artísticos".

Confira a íntegra da Nota da Func:

Sobre a apresentação de grupos artísticos na abertura e encerramento do Carnaval de Passarela, a Fundação Municipal de Cultura (FUNC) vem a público informar:

1) da programação de abertura participaram o Bicho Terra e a Máquina de Descascar Alho, o primeiro como convidado e o segundo como classificado em edital;

2) os artistas e grupos artísticos participam da programação, selecionados através de edital e ainda por convite, a critério da administração e desde que os convidados tenham amplo reconhecimento público;

3) assim, o resultado dos editais está sendo rigorosamente cumprido;

4) a atual gestão não adota critérios ideológicos e/ou partidários para contratar artistas e grupos artísticos;

5) do encerramento do Carnaval de Passarela participarão, como convidados, os batalhões dos bois de Maracanã, Maioba e Pindoba, representantes do sotaque de Matraca da Ilha, para o espetáculo Trupiada, quando os personagens do São João receberão a chave da cidade das mãos do Rei Momo.

São Luís, 28 de fevereiro de 2014.

Francisco Gonçalves da Conceição

Presidente

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

4 comentários:

  1. Primeiro que: o PC do B não é maioria na prefeitura, ao contrário. Segundo que "reconhecimento público" não diz nada, é uma tentativa de "licitação indireta", aí chama a Ivete Sangalo. Terceiro: O estado tem que incentivar novos talentos, não quem já tem mercado consagrado, ainda que os consagrados só sobrevivem nas "tetas"; quarto, politicamente Roseana é o bicho e o bicho é Roseana, todo mundo sabe. Ananias Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O estado tem que incentivar novos talentos, não quem já tem mercado consagrado".
      Plenamente de acordo, Ananias.
      Só fiquei "curioso" quanto à dubiedade provocada pela expressão:
      "Roseana é o bicho e o bicho é Roseana". :D

      Excluir
  2. "a atual gestão não adota critérios ideológicos e/ou partidários para contratar artistas e grupos artísticos".
    ESTE TESTO ATÉ QUE FALA UMA VERDADE,esta gestão não adota critérios para contratar...apenas para excluir!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com a palavra, os dirigentes da Prefeitura e o presidente da Func.
      Participação polêmica e contundente, Eronildes.
      Seja sempre bem-vinda para comentar neste espaço.

      Excluir

Grato pela participação.