terça-feira, 11 de março de 2014

Geraldo Castro destaca avanços e anuncia metas para a melhoria da rede de ensino de São Luís

Secretário de Educação de São Luís destaca avanços conquistados no setor

Garantir o acesso e a permanência escolar, ampliar possibilidades de continuidade nos estudos, inserção e sucesso no mundo do trabalho. Essas foram as metas estipuladas no I Encontro de Gestores Escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que teve início na manhã desta terça-feira (11) no auditório do Hotel Abeville, no São Francisco. O evento prossegue nesta quarta com um novo público: coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino.

Durante o encontro, o secretário de Educação, Geraldo Castro, destacou os avanços do último ano e elencou metas e desafios para o ano letivo iniciado em fevereiro. Além disso, ele apresentou formalmente aos gestores presentes toda a equipe da Semed.

A abertura do evento contou também com a apresentação do coral da U.E.B. Sá Valle, que interpretou a “Louvação a São Luís” e “De Teresina a São Luís”, de João do Vale, encantando o público presente.

“O prefeito Edivaldo acompanha muito de perto todos os assuntos que dizem respeito à nossa secretaria. E foi sob a orientação dele que conseguimos montar um conjunto de ações fortes, capazes de surtir o efeito que nós precisamos para este ano letivo. Nossos avanços só são concretos com o trabalho e a parceria de meus colegas gestores”, destacou Geraldo Castro.

Durante o dia, foram colocados em pauta para discussão temas como a autonomia na gestão da educação, melhoria do Índice de Educação Básica (Ideb), ampliação do quadro funcional com concurso para professores ainda este ano, modernização dos processos administrativos e de matrícula, construção de novas unidades de ensino e a reforma e modernização das já existentes.

O secretário Geraldo Castro elencou as iniciativas que beneficiam diretamente os docentes, como o pagamento das progressões verticais de 2010, 2011 e 2012, compromisso firmado e realizado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, além da garantia do 1/3 de hora atividade e do reajuste de 9,5% nos salários dos professores, um dos maiores percentuais em toda a história da educação municipal.

À tarde, os trabalhos foram realizados em duas reuniões sobre Educação Fundamental e Infantil, respectivamente. Foram discorridos assuntos como entrega dos livros didáticos e carga horária dos pequeninos, pela superintendente de Educação Infantil, Josie Descovi. A superintendente da Educação Fundamental, Maria de Jesus Gaspar, e a superintendente da Educação de Jovens e Adultos, Áurea Borges, falaram sobre a aplicação dos avanços pedagógicos, calendário curricular e censo escolar.

LEITE NAS ESCOLAS

Na ocasião, a secretária de Segurança Alimentar (Semsa), Fátima Ribeiro, aproveitou o momento para fazer recomendações e esclarecer dúvidas acerca do programa "Leite na Escola", relançado na segunda-feira (10) pela Prefeitura de São Luís (confira aqui).

Ela orientou os representantes das unidades de ensino sobre a forma correta de armazenar os pacotes de leite e sobre como evitar o desperdício, esclarecendo ainda sobre a mudança da embalagem do leite em relação ao que era distribuído nos anos anteriores. “Registramos o nome Kilinho e criamos um mascote para o leite que estamos distribuindo às crianças. Isso ajuda a reforçar o nome e garantir que ele se tornará um programa de Estado”, explicou a titular da Semsa.

Ressalte-se que esta é a primeira vez que a Prefeitura de São Luís reconhece que o programa "Leite na Escola" foi criado na "gestão anterior" (confira aqui), tendo sido, portanto, "RElançado" e não "lançado", como divulgado abertamente por toda a imprensa da capital maranhense.

Portanto, parabéns, uma vez mais, ao secretário Geraldo Castro pelo trabalho que vem desenvolvendo à frente da Secretaria de Educação e ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior, pelo esforço em trazer de volta um programa que beneficia diretamente aqueles que mais necessitam: as crianças que estudam na rede de ensino de São Luís.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.