quinta-feira, 6 de março de 2014

Presidiárias de Pedrinhas serão alvo de ações no Dia Internacional da Mulher

O Departamento de Atenção a Saúde da Mulher (Dasm), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), levará serviços médicos ao pavilhão feminino do Presídio de Pedrinhas. A ação marcará o Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo dia 8 de março.

Para marcar a data, o departamento coordenará uma programação que engloba vários setores da SES e que foi organizada especificamente para essa parcela da população feminina, como forma de chamar a atenção para a situação das mulheres privadas de liberdade no estado.

“A Política Nacional de Saúde da Mulher deve contemplar todas as mulheres, objetivando a inclusão nos processos de promoção da saúde das que estão inseridas neste contexto de privação da liberdade”, explica Ana Maria Nogueira, chefe do Departamento de Atenção à Saúde da Mulher.

Para tanto, foi organizada uma programação que contará com o apoio da Coordenação Estadual de DST/AIDS e do Departamento de Atenção a Saúde Mental, no período de 10 a 15 de março de 2014, e que destinará a mulheres encarceradas no Presídio Feminino de Pedrinhas e seus familiares serviços médicos e também apoio psicológico, orientação sobre hábitos saudáveis, prevenção e combate à Aids e outras DSTs.

A programação é integrada ainda por momentos dedicados à elevação da autoestima dessas mulheres, com distribuição de kits de beleza e higiene corporal. Também serão realizadas avaliações e consultas médicas com ginecologista e clínico geral. As mulheres que desejarem poderão fazer exame preventivo e também o teste rápido para HIV/Aids.

O encerramento das atividades será marcado por uma grande palestra sobre saúde mental ministrada para as presidiárias e seus familiares.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.