sábado, 15 de março de 2014

Secretaria Municipal de Educação anuncia melhorias na acessibilidade às escolas

"O que estamos construindo é uma política de Estado, que vai além do mandato", afirmou Geraldo Castro

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), junto com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e membros de entidades representativas realizaram encontro essa semana pela promoção da acessibilidade nas escolas da rede de ensino de São Luís.

Na ocasião, o secretário de Educação, Geraldo Castro, anunciou o planejamento para a abertura de vagas e ampliação do quadro nas áreas de intérpretes e cuidadores, além da criação da Escola Bilíngue, projeto de lei da ex-vereadora e atual secretária de Saúde, Helena Duailibe (PMDB).

Na reunião, foi anunciado que será implantado na Casa dos Conselhos, no Centro da cidade, o Núcleo de Braille onde serão feitas adaptações para que haja a acessibilidade necessária ao uso do prédio.

Aos representantes das entidades em defesa dos direitos das pessoas com deficiência, o titular da Semed reiterou que a proximidade e o contato frequente são fundamentais para a construção do modelo educacional almejado.

“A escola que estamos edificando é fruto de parceria com as entidades representativas. O que estamos construindo é uma política de Estado, que vai além do mandato, com ações sólidas”, disse Geraldo Castro.

O secretário de Educação de São Luís assegurou ainda que haverá intervenções nos prédios das escolas já existentes, e ressaltou que todas a serem construídas na atual gestão contemplam estrutura adequada, conforme normatização estipulada pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), a fim de promover acessibilidade nas redes públicas de ensino.

As adequações arquitetônicas para acessibilidade física nas novas escolas e creches incluem rampa, barra de apoio, corrimão, piso tátil, elevador, sinalizadores e alargamento de portas.

Para o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcio André Azevedo, a reunião reflete a preocupação da Prefeitura em solucionar com rapidez toda pendência na área.

“Avalio essa parceria de forma positiva, pois a própria presença do secretário Geraldo Castro na reunião sinaliza que a Prefeitura está tendo interesse em atender às demandas. Precisávamos desse contato com o titular da pasta para que as ideias fossem ajustadas e os posicionamentos da Semed compartilhados”, disse.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.