terça-feira, 15 de abril de 2014

CPI da Petrobrás pode ser o "Calcanhar de Aquiles" tanto do governo quanto da oposição

Dilma Rousseff e Graça Foster

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, vai participar nesta terça-feira (15) de uma audiência no Senado para falar sobre as denúncias de irregularidades envolvendo a estatal.

Entre os temas que Graça Foster deve abordar, está a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A transação é investigada pela Polícia Federal e pelo Tribunal de Contas da União por suspeita de superfaturamento.

A oposição disse que vai querer ouvir a presidente da estatal também sobre a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e os negócios da Petrobras na Argentina, alvo de inquérito da Polícia Federal.

Graça Foster ainda deverá falar sobre dados relativos à gestão que levaram à perda do valor patrimonial da empresa e à queda no faturamento.

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que lidera o grupo que pleiteia a instalação de CPI para investigar a Petrobras, tem criticado o modelo das audiências públicas no Senado. Ele questiona que não é possível debater com o depoente, que responde a perguntas feitas em bloco. “Ela vai responder o que desejar.”

CPI

Também nesta terça-feira o plenário do Senado votará o relatório que definirá a abrangência das investigações na CPI. A oposição quer uma CPI exclusivamente para investigar a Petrobras.

Já os parlamentares aliados ao governo tentam instalar uma comissão para apurar também as suspeitas de cartel no Metrô de São Paulo e irregularidades no Porto de Suape, em Pernambuco - estados administrados pelo PSDB e PSB.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça decidiu que a CPI será ampla, mas a palavra final será dada pelo plenário. A oposição argumenta que, ao acrescentar outros temas, o governo pretende “embaralhar” a comissão de inquérito a fim de evitar uma investigação aprofundada sobre a Petrobras.

Há ainda expectativa entre os senadores de que, na próxima semana, a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber dê decisão liminar (provisória) sobre qual comissão – a da oposição ou a do governo – deverá ser instalada no Senado.

Comentário:

Pelo visto, a CPI da Petrobrás pode ser o "Calcanhar de Aquiles" tanto do governo petista-peemedebista de Dilma Rousseff, quanto da oposição tucano-socialista de Aécio Neves e Eduardo Campos.

Em ano eleitoral, denúncias de irregularidades dessa envergadura sobre a maior estatal brasileira tendem a ser direcionadas para outras veredas, a fim de uma tentativa de "blindagem" do governo PT/PMDB e, ao mesmo tempo, de "contra-ataque" à oposição do PSB/PSDB.

Com informações do portal G1 Brasília

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.