quarta-feira, 23 de abril de 2014

PARALISAÇÃO: Professores da rede de ensino de São Luís vão cruzar os braços por 48 horas


Por Hugo Freitas

Dirigentes do Sindicato dos Profissionais do Magistério de São Luís (SINDEDUCAÇÃO) e professores da rede de ensino público da capital realizarão uma PARALISAÇÃO DE ADVERTÊNCIA DE 48 HORAS nas próximas quinta-feira (24) e sexta-feira (25) como forma de protesto pelo não cumprimento do Estatuto da categoria.

Segundo a presidente do SINDEDUCAÇÃO, Elizabeth Castelo Branco, os professores da rede municipal de ensino cobram o cumprimento dos direitos estatutários, que incluem o pagamento de progressões verticais, horizontais e também gratificações, além de melhorias das condições de trabalho e maior valorização dos trabalhadores da Educação de São Luís.

Conforme informou a sindicalista, até o ano 2013 a Prefeitura estava cumprindo o que diz a lei. Porém, no início deste ano, houve entraves que criaram dificuldades para o diálogo com o sindicato. Ainda de acordo com Elizabeth, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deixou de cumprir com o pagamento de direitos conquistados pela categoria no Plano Municipal de Cargos, Carreiras e Vencimento.

“A pior coisa é o professor ir à sala de aula sem ter seus direitos reconhecidos”, desabafa a dirigente sindical.

Outra reivindicação defendida pelo SINDEDUCAÇÃO é a proposta de reajuste salarial de 20%, aprovada em Assembléia pela categoria, para todos os profissionais da rede pública municipal como forma de valorizar a carreira do magistério na capital.

Os trabalhadores da Educação pública de São Luís decidiram aprovar a paralisação das atividades nos dias 24 e 25 (quinta e sexta-feira), após terem frustradas as tentativas de negociação com a Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo do movimento paredista, portanto, é pressionar a Semed visando ao atendimento dos pleitos dos profissionais do magistério. Caso isto não aconteça, não está descartada uma greve geral da categoria para o início do mês de maio.

Nesta quinta (24), primeiro dia do ato, a concentração será feita a partir das 8h na Praça Maria Aragão, onde os trabalhadores vão se vestir de preto para um grande ato público em defesa da Educação e do cumprimento do Estatuto dos professores de São Luís.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.