quarta-feira, 30 de abril de 2014

SOBRE A ALIANÇA DE FLÁVIO DINO E ELIZIANE GAMA


Por Hugo Freitas

Os membros do Diretório Estadual do PPS se reuniram na noite desta terça-feira (29/04) e aprovaram indicativo de aliança com o PCdoB e apoio à pré-candidatura de Flávio Dino ao Governo do Estado.

Na manhã desta quinta-feira, feriado de 01 de maio, a presidente estadual do PPS, deputada Eliziane Gama concederá uma entrevista coletiva, junto com Flávio, onde anunciará a desistência das eleições majoritárias e apoio ao candidato comunista.

O evento será realizado às 9 horas no Hotel Holiday Inn, localizado no São Francisco.

Com a decisão, Eliziane abre mão da disputa majoritária, na qual seria protagonista, para ser coadjuvante no "chapão" oposicionista, onde deverá ser engolida pelos "tubarões" do consórcio.

Gama pretendia mesmo era disputar uma vaga de deputado federal. Como não possuía estrutura política, financeira e humana (mão-de-obra), conforme havia antecipado com exclusividade o Blog do Hugo Freitas (confira aqui), a deputada mantinha seu nome em evidência para barganhar junto ao governo e/ou oposição a melhor oferta para sua candidatura.

Fontes consultadas pelo blog revelam que a entrada de Eliziane no consócio dinista não foi tão "cara", como se pensava a priori de uma candidata que se posicionava como "terceira via" no Maranhão: apenas algumas bases eleitorais, garantidas pelos comunistas para viabilizar a eleição da pepessista para deputado federal.

Mas a "irmã" deve ter em mente que enfrentará muitos "figurões" da oposição dinista, que também sonham com suas (re)eleições ao Congresso Nacional, entre eles o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), Carlos Brandão e Pinto Itamaraty, ambos do PSDB, Domingos Dutra e Simplício Araújo, os dois do Solidariedade (SDD), Rubens Júnior (PCdoB), entre outros, inclusive o ex-prefeito João Castelo (PSDB), que ainda não decidiu se irá ou não disputar uma vaga ao Senado Federal.

Em outras palavras, Eliziane Gama perdeu o "bonde da História" de se confirmar como uma opção alternativa viável calcada nos números de todas as pesquisas já realizadas até aqui, que apontam um alto grau de abstenção/rejeição/indecisão do eleitor maranhense em relação às duas principais candidaturas postas.

E em 2016 tudo muda de novo, inclusive o capital político de Eliziane, que tende a diminuir significativamente diante do consórcio dinista e seus "tubarões", a ponto de não ter condições de disputar, novamente, a Prefeitura de São Luís.

Mas isso é uma outra história.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.