sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pesquisa Exata para o Senado aumenta o "poder de negociação" de Castelo

João Castelo lidera a corrida eleitoral para o Senado

Por Hugo Freitas

A pesquisa TV Guará/Exata consultou os eleitores maranhenses em relação aos candidatos que disputam uma vaga para o Senado Federal.

Na estimulada, quando são apresentados os prováveis candidatos, o levantamento apontou que o ex-prefeito João Castelo (PSDB) lidera a disputa com 36% das intenções de voto, seguido por Roberto Rocha (PSB) com 24%, Gastão Vieira (PMDB), 14% e Haroldo Sabóia (PSOL), 8%. Brancos, nulos e indecisos totalizaram 18%.


Num cenário em que Gastão Vieira (PMDB) é substituído pelo colega de partido e presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Arnaldo Melo, Castelo continua na liderança, com 39% das intenções de votos.

Roberto Rocha novamente fica em segundo lugar, com 27%. Haroldo Sabóia (PSOL) pontua 10% e Arnaldo Melo registra apenas 4%. Votos brancos, nulos e eleitores indecisos somam 20%.


No quesito onde os entrevistados respondem em quem eles não votariam de jeito nenhum, João Castelo teve a maior rejeição, registrando 16%, seguido por Arnaldo Melo (14%), Haroldo Sabóia (13%), Gastão Vieira (13%) e Roberto Rocha (8%).


Com os números da Exata, o "poder de negociação" de Castelo se tornou ainda mais forte, já que o peso de uma provável candidatura tucana ao Senado altera, profundamente, o tabuleiro político maranhense, principalmente em relação ao grupo liderado por Flávio Dino (PCdoB), que teme uma "retaliação" de Roberto Rocha com o lançamento de uma candidatura própria ao Governo do Estado contra o comunista.

Segundo apurou o Blog do Hugo Freitas, Dino já teria assegurado ao tucanato maranhense duas grandes secretarias em um eventual governo oposicionista, além da vaga de vice na chapa majoritária, que será mesmo do deputado federal Carlos Brandão, como forma de fechar a aliança estadual entre PCdoB e PSDB. Tudo para evitar que Roberto se torne uma "Rocha" no sapato de Flávio.

O anúncio oficial do inusitado acordo entre tucanos e comunistas será feito, logo mais (às 15h), no Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol, pelo presidente nacional do PSDB, o pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves.

O Instituto Exata ouviu 2 mil eleitores em 45 municípios do Maranhão entre os dias 03 e 07 de maio. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral e no Tribunal Superior Eleitoral, com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.