quarta-feira, 28 de maio de 2014

PROFESSORES DA UFMA FUNDAM NOVO SINDICATO

Nova entidade sindical dos docentes federais será instalada na próxima sexta-feira (30)

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), professor Natalino Salgado e sua esposa Bernardete Leal Salgado, professora do Departamento de Ciências Fisológicas, formalizaram pedido de desfiliação do sindicato de professores da federal maranhense, a APRUMA, depois de mais de vinte anos de associados.

Ambos acompanham um movimento em série que vem ocorrendo entre docentes da instituição, insatisfeitos com os rumos que o sindicato da categoria tomou nos últimos anos.

Segundo os dissidentes, a APRUMA se afastou da base, abandonou as lutas da classe e passou a se dedicar a incitar greves e movimentos de protestos. O resultado disso é o esvaziamento contínuo e progressivo da entidade com a saída de vários professores em todos os campi da universidade no estado.

A criação de um novo sindicato de docentes não é um fato isolado da UFMA. Movimento nesse sentido vem ocorrendo em várias universidades federais do país.

A proposta do novo sindicato é instituir uma renovação na agenda sindical da UFMA, com autonomia, sem "aparelhamentos", nem atrelamento a reitorias e partidos políticos.

Docentes de todos os departamentos têm apoiado a fundação do novo sindicato, cuja comissão provisória dirigente deve ser instalada oficialmente na próxima sexta-feira (30).

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.