quarta-feira, 4 de junho de 2014

Autor da biografia proibida de Roberto Carlos lança novo livro falando sobre o "Rei"

Por meio de nota de sua assessoria jurídica, o cantor informou que não irá processar novamente o escritor

Por Hugo Freitas

Já está nas livrarias o livro "O Réu e o Rei - Minha História com Roberto Carlos, em detalhes", do escritor Paulo Cesar Araújo.

A ironia do título se deve à história da biografia do artista que foi tirada de circulação em 2007, após decisão judicial que acatou pedido do cantor para que o livro "Roberto Carlos em Detalhes", lançado pela Editora Planeta em 2006, não fosse mais comercializado.

O "livro proibido" teve sua primeira edição completamente esgotada. Mas Roberto Carlos, considerando que a obra não respeitava sua privacidade, entrou com uma ação na Justiça e conseguiu impedir novas edições, além de retirar das prateleiras cerca de 11 mil exemplares.

A polêmica que se formou em torno do assunto ajudou a abrir um debate sobre a autorização de biografias pelos biografados. Artistas de renome como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Djavan e Chico Buarque chegaram a formar um grupo para defender os direitos do biografado, enquanto escritores apoiaram um projeto de lei para tornar desnecessária a autorização prévia.

Livro e autor

Paulo Cesar Araújo resolveu escrever sobre a história da proibição de seu livro, falando sobre os processos criminal e judicial nos quais se viu envolvido. E dessa experiência, nasceu "O Réu e o Rei"; é ele o réu do título da obra.

A introdução do livro traz o encontro do escritor com Roberto Carlos em 2007, na 20ª Vara do Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo, numa audiência de conciliação convocada pelo juiz Tércio Pires. O tom dessa introdução é de decepção com o ídolo.

Nessa mesma introdução, o escritor faz uma série de perguntas, às quais pretende responder ao longo do livro: "Como foi travada essa disputa judicial? Quais as artimanhas nos autos do processo? O que aconteceu de fato naquela audiência? E mais: como surgiu a ideia do livro? Qual o processo de construção de uma biografia? Quais os caminhos que percorri durante a pesquisa? Como foram as tentativas de entrevistar Roberto Carlos? E afinal: por que o cantor teria ficado tão furioso com o livro? Quais os recursos usados por seus advogados para obter a proibição da obra? O que dizem as personalidades que se manifestaram contra Roberto Carlos ou a favor dele? E quais os meus argumentos de defesa?"

"O Réu e o Rei" é um lançamento da editora Companhia das Letras (com 528 páginas e preço médio de R$ 45,00) e chegou às livrarias sem divulgação prévia.

Vale ressaltar que a Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou recentemente um projeto de lei que libera a publicação de biografias sem autorização do biografado ou de seus familiares. Ainda falta a votação no Senado e a sanção presidencial para que a lei entre em vigor.

Reação do cantor

A assessoria do cantor Roberto Carlos informou que não tomará qualquer medida jurídica em relação ao livro. A decisão foi anunciada na última sexta-feira (30), em nota oficial assinada por Marco Antonio Bezerra Campos, advogado do artista.

De acordo com o texto, a decisão foi motivada pelo fato de "O Réu e o Rei" não ser uma biografia de Roberto Carlos, "mas uma autobiografia do autor", e "ao contrário do livro anterior, não conter invasão de sua privacidade e/ou injúrias ou difamações a sua pessoa".

A nota acrescenta que o livro “Roberto Carlos em Detalhes” "não foi censurado ou apreendido, mas saiu do mercado em face de um acordo judicial, irrevogável e definitivo, assinado espontaneamente pelo autor do livro, o editor e a Editora."

Polêmica sobre "biografias não autorizadas"

No mesmo dia em que "O Réu e o Rei" foi publicado (20/05), o editor da Companhia das Letras, Luiz Schwarcz, publicou um texto chamando o livro de "necessário".

No ano passado, a editora se posicionou a favor da liberação da publicação de biografias não autorizadas, um debate que pegou fogo quando artistas criaram o grupo "Procure Saber". Eles se manifestaram contra a mudança da lei atual, que exige autorização dos biografados ou de seus herdeiros para a circulação da obra.

Roberto Carlos foi um dos fundadores do "Procure Saber", mas depois abandonou o grupo, se dizendo incomodado com a forma agressiva como o debate foi conduzido. O cantor também anunciou que prepara o lançamento de uma autobiografia.

Apesar da polêmica e da proibição da venda de "Roberto Carlos em detalhes" nas livrarias, o livro pode ser facilmente encontrado na internet em versão PDF, disponível gratuitamente para download.

Com informações dos portais IG e Território da Música

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.