terça-feira, 8 de julho de 2014

Aécio Neves (PSDB) consegue na Justiça suspender propagandas do Governo Federal

TSE atendeu pedido da Coligação do presidenciável tucano e determinou a suspensão das propagandas do governo Dilma Rousseff

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou, na noite do último domingo (6), a suspensão da exibição de propagandas da Petrobras, do Ministério da Educação e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

A decisão liminar do TSE foi motivada por representação impetrada pela "Coligação Muda Brasil", do candidato a presidente Aécio Neves (PSDB).

Para os representantes da coligação do presidenciável tucano, os três órgãos federais promoveram propaganda eleitoral antecipada. A lei veda esse tipo de publicidade nos três meses que antecedem as eleições.

Na representação, a coligação cita os nomes da presidente Dilma Rousseff (PT) e do vice-presidente Michel Temer (PMDB) como beneficiários das propagandas institucionais. Pela decisão liminar, a compreensão é de que houve vinculação dos anúncios dos órgãos contrária à lei eleitoral.

No texto, a "Coligação Muda Brasil" destaca o fato de as propagandas – mesmo as de órgãos da administração indireta, como a Petrobras e a ANS – exibirem o logotipo do governo federal e o slogan “país rico é país sem pobreza”, da gestão Dilma Rousseff.

A representação menciona ainda que, nos últimos meses, tem havido “um uso abusivo da propaganda ‘institucional’, para transformá-la em eleitoral”.

Os órgãos citados na representação devem agora apresentar ao TSE sua defesa.

COMENTÁRIO:

O presidenciável Aécio Neves consegue, na Justiça, barrar a veiculação da publicidade do governo petista de Dilma Rousseff. Sem dúvida, uma prova da força da tucanada junto às Cortes brasileiras, já que talvez essa seja a primeira vez que isso acontece.

Termômetro de como está a disputa presidencial entre tucanos e petistas pelo comando político do país.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.