terça-feira, 19 de agosto de 2014

A Interação Virtual nas Redes Sociais em Ano de Eleições


Por Hugo Freitas

Não posso deixar de compartilhar com os meus leitores um fato curioso e, ao mesmo tempo, gratificante que aconteceu na noite desta segunda-feira (18), nas redes sociais, durante o debate entre os candidatos ao Governo do Maranhão, realizado na TV Guará.

O titular do blog figurou entre os perfis - @hugodefreittas - mais comentados do Maranhão na rede social Twitter, ao longo de todo o período de duração do debate, ficando atrás apenas do candidato Flávio Dino (PCdoB), líder das pesquisas de intenções de voto.

Isso aconteceu devido à aventura que alimento ao comentar, eventualmente, os assuntos políticos e outros temas do Brasil e do mundo através do microblog, de uma forma muito mais descontraída, divertida, interativa e com uma linguagem mais despojada, diferente do que costumo fazer neste singelo espaço comunicacional, onde prevalece o formalismo linguístico.

Ocorre que especificamente ontem, por conta do debate, os internautas exprimiram a necessidade em não apenas acompanhar o evento pela TV, mas também de interagir com comentários e opiniões a respeito do desempenho dos candidatos e dos temas por eles abordados. E isso alavancou o meu perfil na rede, justamente por estabelecer e estreitar esse canal de diálogo com os leitores, sem cerceamentos, nem constrangimentos, com a liberdade de pensamento e de expressão característicos deste blog.

Não foi um fato construído, previamente elaborado e executado, como o fazem os marqueteiros e militantes de partidos. Foi algo marcado pela espontaneidade dos "tuiteiros", que "retuitaram"/compartilharam, concordaram ou criticaram os comentários por mim elaborados, onde o que prevaleceu foi o desejo sincero de se discutir o Maranhão e a performance daqueles que postulam comandar o nosso Estado.

Cada vez mais, a interação propiciada pelas redes sociais, ainda que de modo "virtual", possui implicações reais e retribuições simbólicas que, de um modo geral, catapultam a importância do uso da internet nas eleições e, de maneira específica, não permitem que sejam negligenciadas a participação dos internautas, cujos comentários e opiniões sobre a política local podem ser observados como uma espécie de "termômetro" da preferência do eleitorado.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.