segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Candidato ao Governo do Maranhão critica falta de democracia no debate da TV Difusora

Saulo Arcangeli (PSTU) afirmou, em Nota, que a TV Difusora não respondeu o porquê de ter-lhe deixado de fora do debate desta segunda-feira (25)

Por Hugo Freitas

O debate na TV Difusora entre os candidatos ao Governo do Maranhão está causando muita "polêmica" antes mesmo de ser transmitido, a partir das 18h desta segunda-feira (25).

Por meio de Nota, o candidato Saulo Arcangeli (PSTU) afirmou que achou "estranho" o fato de não ter sido chamado para participar do debate na TV Difusora, nem ter-lhe sido explicado o porquê de sua "exclusão", mesmo diante de um pedido de resposta formalmente endereçado à emissora de Edson Lobão Filho (PMDB), também candidato ao governo e proprietário da filial maranhense do SBT.

"Causou estranheza o fato de não termos sidos comunicados da reunião, mesmo tendo candidatura aprovada pelo TRE para o Governo do Estado. Imediatamente solicitamos à direção da emissora que se posicionasse sobre o motivo de não ter sido feito convite ao PSTU para participar da reunião e não recebemos nenhuma resposta", escreveu Arcangeli.

Saulo criticou também a falta de democracia nas eleições, principalmente no tocante ao tempo de TV, que "é distribuído de forma muito desigual e nos poucos debates que são organizados, são criadas regras para impedir a participação de todos os candidatos". Ele explicou que a legislação eleitoral não proíbe a participação de candidatos cujos partidos não tenham representação parlamentar, mas sim que é "facultada" às emissoras chamar ou não os demais postulantes ao comando do Palácio dos Leões.

Para o candidato do PSTU, a sua "exclusão" do debate da emissora de Edinho Lobão, que é empresário, senador da República, aliado da governadora Roseana Sarney e apoiado pelo grupo político dominante, se deve ao fato do partido representar uma "candidatura de esquerda, socialista e em defesa da luta dos explorados e oprimidos deste Estado, tão massacrados pelos governantes".

Por fim, ainda na Nota, Saulo Arcangeli chamou a atenção para aquilo que julgo ser bastante pertinente e que deveria ser uma das diretrizes de qualquer emissora de TV que pretende realizar a cobertura das eleições no país como um todo: "A decisão da TV Difusora atinge tanto o direito dos candidatos como o direito da população a ter uma informação adequada e isenta".

Confira abaixo a íntegra da Nota:

Nota pública à TV Difusora acerca do debate entre candidatos ao Governo do Maranhão

No final de julho tomamos conhecimento pela imprensa que havia ocorrido reunião na sede da TV Difusora, afiliada da SBT, com alguns representantes de partidos para tratar da realização de um debate entre os candidatos ao Governo do Maranhão.

Causou estranheza o fato de não termos sidos comunicados da reunião, mesmo tendo candidatura aprovada pelo TRE para o Governo do Estado. Imediatamente solicitamos à direção da emissora que se posicionasse sobre o motivo de não ter sido feito convite ao PSTU para participar da reunião e não recebemos nenhuma resposta.

Como afirmamos no horário eleitoral gratuito na TV, as eleições não são democráticas, pois além do financiamento privado de campanha, o tempo de TV é distribuído de forma muito desigual e nos poucos debates que são organizados, são criadas regras para impedir a participação de todos os candidatos.

Vale ressaltar que a decisão das redes de TV de não chamar os candidatos de partidos que não possuem representação parlamentar não se trata de uma determinação legal, como alegam algumas emissoras. A lei é clara: obriga a participação dos candidatos de partido que tem representação parlamentar e FACULTA aos demais a participação, ou seja, permite.

A decisão da TV Difusora atinge tanto o direito dos candidatos como o direito da população a ter uma informação adequada e isenta. Acreditamos que nossa exclusão tem a ver com o perfil de nossa candidatura, de esquerda, socialista e em defesa da luta dos explorados e oprimidos deste Estado, tão massacrados pelos governantes.

Alertamos que continuaremos fazendo a denúncia dos ricos e poderosos no processo eleitoral, apesar das imensas dificuldades que enfrentamos com a discriminação da mídia.

Atenciosamente,

Saulo Arcangeli
Candidato do PSTU ao Governo do Estado

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.