quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Pesquisa aponta que população do Maranhão rejeita aliança de Flávio Dino com Aécio Neves

Banner de campanha de Flávio Dino (PCdoB), aliado oficial do presidenciável Aécio Neves (PSDB) no Maranhão. Aliança com o tucano pode custar caro ao comunista.

Por Hugo Freitas

Uma pesquisa do Instituto Econométrica divulgada nesta quarta-feira (13) pelo jornal "O Imparcial" está dando o que falar no cenário político maranhense.

Nessa pesquisa, pela primeira vez durante a corrida eleitoral estadual, Flávio Dino (PCdoB) aparece atrás de Lobão Filho (PMDB) ou, dito de outra forma, Edinho Lobão lidera pesquisa de intenção de votos para o Executivo maranhense.

O nó górdio da pesquisa, alvo de todo o "rebuliço", é a pergunta envolvendo as alianças dos candidatos ao Governo do Maranhão com os candidatos à Presidência da República. Nesse quesito, Lobão Filho é associado às imagens dos petistas Lula e Dilma, enquanto Flávio Dino é vinculado às figuras dos tucanos Aécio Neves e Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


Nessas circunstâncias, o peemedebista Edinho registra 39,4% da preferência do eleitorado maranhense. Já o comunista Dino aparece na segunda colocação, pontuando 38,8%. Em termos absolutos, a diferença entre os dois é de apenas 6 votos (396 contra 390 votos).

Ainda assim, os números se constituem num indicativo do grau de influência que as candidaturas dos presidenciáveis deverão ter no pleito de outubro sobre o eleitorado maranhense, cuja esmagadora maioria (de mais de 90%) aprova o governo da presidente Dilma Rousseff.

Em pesquisa eleitoral para o Governo do Maranhão, população rejeita aliança entre Aécio Neves e Flávio Dino

Consequentemente, a população do Maranhão rejeita a candidatura do tucano Aécio Neves, visto pelo senso comum ou pela "(in)consciência popular", entre outras coisas, de "inimigo do Bolsa-Família", discurso pregado pela campanha do peemedebista Edinho que, inclusive, já foi processado por declarar tais impropérios. Mas, pelo visto, o "povão" parece ter acreditado nos contos do "lobo".

Fato é que Lobão Filho é o candidato oficial da presidente Dilma, enquanto Flávio Dino é de Aécio Neves, alianças tais que deverão ser bastante exploradas, cada um a seu modo, durante o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, que tem início no próximo dia 19/08.

Atrelado ao nome da presidente Dilma, Lobão Filho aparece pela primeira vez numa pesquisa eleitoral à frente de Flávio Dino

Ocorre ainda que a Coligação "Todos pelo Maranhão", comandada por Flávio Dino, tentou na Justiça impedir a divulgação dos números da Econométrica, alegando "irregularidades" na composição dos questionários. Isto se deve, obviamente, pelo fato dos números beneficiarem a Coligação "Pra Frente Maranhão", liderada por Edinho Lobão.

Em tempos de eleição, ganhar a "Guerra das Pesquisas" é dar um grande passo para a vitória final nas urnas, em outubro.

Apesar dessa tentativa de "sufocar" os números da pesquisa por parte da campanha dinista, a juíza eleitoral Alice de Sousa Rocha, membro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão, emitiu parecer favorável, em caráter de liminar em mandado de segurança, ao pedido impetrado pela Econométrica, revogando assim a decisão anterior do juiz Ricardo Macieira, que impedia a divulgação do levantamento.

“Entendo razoáveis os argumentos da Impetrante [Econométrica], ao considerar o quadro político nacional para a indicação dos nomes dos apoiadores constantes no quesito, visto que o PT nacional (que tem como filiados Lula e Dilma), de fato, encontra-se coligado no âmbito estadual com o PMDB, partido do candidato Lobão Filho, ao passo que o PSDB nacional (que tem como filiados Aécio Neves, José Serra e Fernando Henrique Cardoso) encontra-se coligado no âmbito estadual com o PC do B, partido do candidato Flávio Dino”, argumentou em sua decisão a magistrada.

A pesquisa do Instituto Econométrica foi realizada entre os dias 26 e 31 de julho e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00029/2014. Foram consultados 1.005 eleitores, em 54 municípios, e a margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

2 comentários:

  1. Aqui em Imperatriz, ele é rejeitado, devido o engana madeira. Tanto ele quanto o Flavio Dino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A força dos presidenciáveis nas eleições ao Governo do Maranhão será decisiva em outubro, principalmente agora com a possível entrada de Marina Silva na disputa, após a morte de Eduardo Campos.

      Excluir

Grato pela participação.