segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Prefeitura desenvolve turismo de experiência para atrair visitantes

Sítio Piranhenga, em São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com o Sebrae e agências de turismo, desenvolverá 15 rotas turísticas aos visitantes da cidade. Durante esta semana, representantes do município e das demais entidades participaram de uma visita ao Sítio Piranhenga e confirmaram o potencial do local como uma dessas novas rotas.

O secretário de Turismo, Lula Fylho, lembrou que a promoção de ações para incentivar o crescimento do setor na cidade segue orientação do prefeito Edivaldo. O secretário explicou que a iniciativa valoriza o chamado turismo de experiência ou turismo de vivência, cujo objetivo é dar ao turista a oportunidade de vivenciar sensações e não ser apenas um expectador passivo durante a viagem.

“O aumento da diversidade de roteiros possibilitará aos visitantes a descoberta das nossas riquezas e de lugares como esse [Sítio Piranhenga] a serem explorados, aumentando, assim, o tempo de permanência dos turistas na cidade”, afirmou Lula Fylho.


Datado com mais de 200 anos e uma área de aproximadamente 42 hectares, o Sítio Piranhenga possui um acervo de peças carregadas de história e cultura. São imóveis, azulejos coloniais, escadarias e construções históricas que são capazes de transportar o visitante para outra época. Entre os locais preservados estão a senzala, a fábrica de cal e a casa colonial, onde os turistas revisitarão parte da história de São Luís.

As agências parceiras estão responsáveis por incluir os novos locais aos roteiros que serão oferecidos aos visitantes da cidade. “O turismo não é só de responsabilidade do poder público. São parcerias como essa, com a iniciativa privada e a comunidade, que contribuem para preservação e divulgação da nossa riqueza histórica e cultural”, afirmou Glória Rabelo, proprietária de uma agência de turismo na capital.


Os turistas poderão também desfrutar de outros roteiros, como o passeio náutico em catamarãs pela Baía de São Marcos e a trilha do açaí, no Maracanã. Neste último roteiro, os turistas percorrerão trilhas ecológicas em meio aos açaizais. Em um passeio que durará em média de três a quatro horas, os visitantes conhecerão a palmeira nativa e outras espécies típicas da nossa flora. O turista ainda irá degustar açaí in natura e descobrir o modo singular de prepará-lo e de consumi-lo.

Outras experiências poderão ser vivenciadas pelos turistas como a visita ao Laborarte, onde eles terão oportunidade de participar de oficinas de ritmos populares do Maranhão. Os roteiros contemplam ainda lugares como o Espaço Cultural Catarina Mina e Estaleiro Escola, local onde os visitantes podem conhecer as técnicas de produção de embarcações tipicamente maranhenses, através da carpintaria naval tradicional.


Os catálogos com os roteiros de cada uma das cidades que compõem a Ilha de São Luís serão lançados após a fase de experimentação das novas rotas. O lançamento será realizado em Barreirinhas durante a Rota das Emoções, passeio que envolve Barreirinhas, o Delta do Parnaíba e Jericoacoara, previsto para os dias 28, 29 e 30 deste mês.

Na ilha, além de São Luís, os municípios de São José de Ribamar e Raposa também serão contemplados nos roteiros. Em Ribamar, o turista conhecerá a vivência das artesãs de cerâmica, enquanto na Raposa uma das atrações será o passeio náutico com a Cata de Mariscos. O trabalho irá promover o turismo, revelando as belezas da capital, tanto para os visitantes quanto para os moradores da cidade, e movimentando o setor economicamente, gerando emprego e renda.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.