terça-feira, 5 de agosto de 2014

Prefeitura seleciona propostas para 8ª Feira do Livro de São Luís

Este ano, o evento será realizado no bairro do Desterro

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), está organizando mais uma edição do maior evento literário da capital maranhense, a 8ª Feira do Livro de São Luís (FeliS).

Este ano, o evento terá como tema a literatura infantil e ocupará os principais espaços culturais do bairro do Desterro, no Centro Histórico, no período de 31 de outubro a 9 de novembro.

O incentivo à leitura e a valorização da produção literária local fazem parte das políticas de governo definidas pelo prefeito Edivaldo para as áreas da educação e cultura. Com a FeliS, as duas diretrizes são trabalhadas de forma integrada para ampliar o acesso da população à temática. Como medida para facilitar esse acesso, na edição anterior do evento, a Func expandiu a realização da Feira para logradouros do Centro.

“Os resultados obtidos com a realização da Feira do Livro no Centro Histórico foram bastante positivos. A expectativa deste ano é fazer com que a literatura abrace as pessoas nas ruas e ocupe espaços que são patrimônio cultural e histórico da cidade, como é o caso do Desterro”, disse o presidente da Func, Francisco Gonçalves.

Para selecionar as propostas de lançamento de livros de autores maranhenses, apresentações artístico-culturais e realização de palestras foram elaborados três editais pela Func. Os interessados deverão se inscrever até o dia 22 de agosto, na sede da Func (Rua Isaac Martins, 141, Centro), no horário das 13h às 19h, de segunda a quinta-feira; e das 8h às 13h na sexta-feira.

Poderão se inscrever no edital de lançamento de livros autores maranhenses com publicações em 2014. A inscrição poderá ser feita pelo autor, co-autor ou responsável legal pela obra. “Vamos receber as propostas e, se o número de inscritos não atingir o número de vagas disponibilizadas, vamos abrir para lançamento e relançamento de obras publicadas nos anos anteriores”, explicou Rita Oliveira.

No edital de propostas artísticas, poderão se inscrever pessoas físicas e jurídicas com propostas de espetáculos teatrais adulto e infantil, espetáculos de rua, contação de história, performances, intervenções artísticas, leituras dramáticas, apresentações musicais e oficinas.

Já os interessados em apresentar palestra durante a Feira deverão preparar proposta com tema relacionado à literatura infantil. Também serão aceitos temas relacionados com a obra literária do patrono da 8ª FeliS, Wilson Marques, ou com o perfil dos homenageados. Os palestrantes deverão ter relevância cultural e currículo comprovado por meio de portfólio na área profissional e intelectual em que atuam.

O resultado dos selecionados nos editais deverá ser divulgado a partir do dia 5 de setembro.

SOBRE A 8ª EDIÇÃO

A 8ª Feira do Livro de São Luís terá como tema “Literatura Infantil”. O patrono escolhido foi o jornalista e escritor de literatura infanto-juvenil, Wilson Marques. Serão homenageados: Ubiratan Teixeira (in memorian), jornalista, escritor, poeta e teatrólogo; Mundinha Araújo (Raimunda Araújo), jornalista, professora, ativista, historiadora, pesquisadora e uma das fundadoras do Centro de Cultura Negra (CCN); e o poeta Odylo Costa, Filho (in memorian), pelo centenário de seu nascimento.

A FeliS ocupará os seguintes espaços do bairro do Desterro: Convento das Mercês, Largo da Igreja do Desterro, auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), auditório dos cursos de História e Arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), auditório da Escola de Música do Maranhão, Galeria Trapiche Santo Ângelo e Praça da Flor do Samba.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.