terça-feira, 12 de agosto de 2014

Saulo Arcângeli discute a questão da terra com movimentos sociais em Itapecuru-Mirim

Marcos Silva (de óculos) e Saulo Arcângeli (de camisa polo azul)

O candidato ao governo do Maranhão, Saulo Arcângeli (PSTU), juntamente com o candidato ao Senado, Marcos Silva (PSTU), estiveram em Itapecuru-Mirim onde realizaram caminhada pelas ruas e comércio da cidade, fizeram panfletagem em escolas e se reuniram com lideranças locais e movimentos sociais.

No contato direto com os moradores, os candidatos trataram de temas importantes para a região, como a necessidade imediata de melhoria nos serviços de saúde, educação e saneamento básico, além do desenvolvimento econômico da região.

Com os representantes dos movimentos sociais, além da falta de serviços básicos na cidade, foi discutida a situação dos trabalhadores rurais e o reconhecimento da titulação de terras quilombolas na região. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de 2003 a 2012, Itapecuru está na 9ª posição do ranking estadual em ocorrências de conflitos de terra, com 61 casos registrados.

Em relação à educação e pobreza, 18,65% dos jovens do município, entre 15 e 17 anos, não frequentam a escola e 30% da população é extremamente pobre (ganham menos de R$ 77,00 por mês).

Apesar de estar entre as vinte maiores cidades do Estado, pelo censo do IBGE/2010, Itapecuru-Mirim encontra-se na 60ª posição (0,599) no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), que considera indicadores de saúde, educação e renda.

Em relação ao rio Itapecuru, um dos maiores do Maranhão, o aumento do assoreamento, desmatamento em seu entorno e a grande quantidade de esgoto jogado diariamente em seu leito, nos 52 municípios que são abastecidos pelo mesmo, coloca em perigo sua sobrevivência, a dos peixes que estão desaparecendo e a da população que depende do rio, que, segundo pesquisas, já perdeu 75% do seu volume.

Para Arcângeli, é necessário investimentos na preservação das bacias hidrográficas do Estado e no tratamento de esgoto (apenas 03 cidades no Maranhão o possuem, e de forma precária), para garantir abastecimento de água limpa e barata para a população.

"O nosso governo terá o compromisso de preservar o ambiente e combater todas as formas de degradação, com punição aos responsáveis", finalizou o candidato.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.