quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Wellington do Curso e o compromisso com a Saúde pública do Maranhão

Por meio de "Carta Aberta", Wellington assumiu a condição de "porta-voz" na defesa dos interesses dos profissionais da Saúde estadual

Por Hugo Freitas

Na tarde desta terça-feira (26), o candidato a deputado estadual Wellington do Curso (PPS) esteve no Conselho Regional de Enfermagem (COREN), onde foi recebido pela presidente da entidade, Célia Resende.

Na oportunidade, entre enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde, Wellington entregou uma "Carta Aberta de Compromisso" à presidente do COREN, assumindo assim a condição de "porta-voz" na luta pela conquista de mais direitos para Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que para ele são profissionais essenciais e indispensáveis para a defesa da vida e para a construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Maranhão.

Dentre as propostas de Wellington, estão a regulamentação da jornada de trabalho em 30 horas semanais e a realização de concurso público para todos os cargos que englobam os profissionais de saúde em âmbito estadual.


Sem dúvida, Wellington se torna uma força a mais na defesa dos direitos da classe que é uma das mais importantes da Saúde no Maranhão e, no entanto, uma das mais sofridas e esquecidas, no tocante a políticas públicas de valorização destes profissionais.

Vale lembrar que há décadas o governo não realiza concurso público na rede estadual de Saúde, apesar da inauguração de vários hospitais em diversos municípios maranhenses. Soma-se a isso o fato de termos diversas UPAs funcionando no Estado e nunca se ter ouvido falar na realização, no mínimo, de um seletivo público para a contratação dos profissionais que lá estão.

Daí que se pode depreender o quão a Saúde Pública do Maranhão é negligenciada e utilizada pela classe política dominante apenas como setor de "cabide de empregos" para lideranças políticas, correligionários e apaniguados.

Se Wellington do Curso enfrentar este problema combatendo-o com seriedade e firmeza de propósito, já vai ter valido muito tê-lo como representante na Assembleia Legislativa do Maranhão, já que entre os atuais parlamentares e os de outrora NENHUM assumiu o compromisso de acabar com o "curral eleitoral" que é a Saúde pública estadual.

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.