sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O Fisiologismo Político no Maranhão

PT recebe apoio do PCdoB, que é aliado estadual do PSB, PPS e PSDB, que divergem do PT na esfera nacional

Por Hugo Freitas

Lideranças políticas da "Coligação Todos pelo Maranhão", que elegeu Flávio Dino (PCdoB) governador do estado no último dia 5 de outubro, realizaram ato político em apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) no Maranhão.

Na tarde desta sexta-feira (17), membros do PDT, PP, PROS, PCdoB e de uma ala do PT/MA estiveram ao lado do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e Vanessa Grazziotin (PCdoB) e do ministro de Articulação Política, Ricardo Berzoini (PT), percorrendo a principal rua do comércio de São Luís, a Rua Grande, em apoio à candidatura de Dilma.

As lideranças nacionais falaram sobre a expressiva votação conquistada por Dilma no Estado e lembraram que o esforço agora é para ampliar o favoritismo. "O desafio é tornar o Maranhão o Estado que vai dar a maior votação a Dilma Rousseff", disse o senador comunista Inácio Arruda.

O presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, também reafirmou que o momento é de trabalhar com força total em prol da candidatura de Dilma. "Toda a nossa militância está mobilizada e empenhada na reeleição da presidenta".

Diante disso, por um lado, PT e PCdoB estão cada vez mais unidos no Maranhão em prol da reeleição de Dilma. Por outro, PSB, PPS e PSDB, que também integram a Coligação que saiu vitoriosa das urnas, decidiram apoiar a candidatura de Aécio Neves (PSDB) no estado, "dividindo" assim, pelo menos por enquanto, os "unidos pelo Maranhão".

Vale lembrar que o vice de Flávio é Carlos Brandão, presidente estadual dos tucanos maranhenses, um dos líderes que estão comandando as ações pró-Aécio no estado, juntamente com o senador eleito Roberto Rocha (PSB) e a deputada federal eleita Eliziane Gama (PPS) (CONFIRA AQUI).

A lógica explicativa didática é a seguinte: PT recebe apoio do PCdoB, que é aliado estadual do PPS, do PSB e do PSDB, que divergem do PT na esfera nacional.

Trocando em miúdos, a "sopa de letrinhas" formada no Maranhão por conta da disputa presidencial é um caso típico de fisiologismo político, uma vez que os partidos coligados na esfera estadual são os mesmos que contradizem a polarização nacional. Tudo em nome do poder!

Acompanhe o Blog do Hugo Freitas pelo Twitter e Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.