sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

FLÁVIO DINO E OS "VENTOS DA MUDANÇA"


Por Hugo Freitas

Diplomado nesta noite de sexta-feira (19/12) o primeiro governador comunista da história do Brasil, Flávio Dino.

Depois de quase 50 anos de dominação política do grupo liderado por José Sarney, Flávio Dino (PCdoB) é diplomado governador do Maranhão.

Por essas "coincidências" que só a História e os historiadores explicam, a consolidação política de Dino à frente do Executivo maranhense ocorre no ano do cinquentenário do Golpe de 1964 que ajudou Sarney a chegar ao posto de governante máximo do estado, através do exílio imposto pelos militares dirigentes do país ao principal candidato oposicionista de então, o falecido jornalista Neiva Moreira, cuja saída forçada do cenário político de outrora favoreceu a entrada oportunista do "oligarca" de agora.

A vitória de Flávio Dino também encontra comparação nos dias mais recentes. O líder contemporâneo das "Oposições Coligadas" conseguiu impingir a maior derrota eleitoral ao grupo político dominante, superando a inédita vitória do falecido Jackson Lago, em 2006, quando este derrotou Roseana Sarney no voto e perdeu na toga para a mesma, através do conhecido "Golpe do Judiciário" de 2009 que expulsou Jackson dos Leões e devolveu o trono à filha de Sarney.

Como se tivesse combinado com os "deuses da História", Flávio assume definitivamente a posição de protagonista político do Maranhão, ocupando a cadeira-mor do Palácio dos Leões, um dia depois da despedida de José Sarney do Senado e da vida política. Na mesma esteira do "apagar das luzes", sua filha Roseana, que exerceu a função de governadora por quatro mandatos, também saiu de cena após renunciar ao posto (confira aqui).

Nada mais simbólico do que os "ventos da mudança" soprarem por estas paragens anunciando o fim de um ciclo e o início de outro, com a saída de antigos atores e a entrada de novos personagens na história política do Maranhão.

Relembrando a canção dos Scorpions, "Wind of Change", esta "noite de glória" ficará marcada na memória com "a magia do momento, onde as crianças do amanhã ficam sonhando no vento da mudança".

Take me to the magic of the moment/
On a glory night/
Where the children of tomorrow dream away/
In the wind of change

Com a diplomação legitimada pelo voto popular, Dino está apto a tomar posse do cargo de governador, no dia 01 de janeiro de 2015, com a incumbência de retirar o Maranhão da sofrida condição de o estado mais miserável da federação em termos de índice de desenvolvimento humano e social.

Eis o sonho pueril; eis o desejo da maioridade; eis o soprar dos "ventos da mudança".


Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.