domingo, 26 de abril de 2015

ELEIÇÕES 2016: A Proximidade entre Flávio Dino e Eliziane Gama

O governador prestigiou o evento do PPS e distribuiu afagos a Eliziane...

Por Hugo Freitas

O governador do Maranhão (PCdoB) parece estar se convencendo, a cada dia, de que o projeto da deputada federal Eliziane Gama (PPS) de disputar a prefeitura de São Luís, em 2016, é irreversível. Apesar disso, o comunista mantém ressalvas em relação ao pleito vindouro.

Durante o seu pronunciamento no Encontro Nacional da Juventude Popular Socialista, realizado neste sábado (25), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, Dino foi categórico ao afirmar que sua aliança com Gama é indestrutível e que cumprirá com os "acordos" feitos com ela.

Contudo, na mesma fala, o governador deixou bem claro que não fará campanha direcionada para ninguém nas eleições municipais do ano que vem.

“Não sou apenas aliado político da Eliziane, sou seu amigo, nossa relação é indestrutível. Todos os compromissos que tenho com a senhora estão sendo e serão cumpridos. Não farei campanha direcionada em São Luis para prefeito, deixarei que as eleições sejam fruto do desejo popular”, discursou o comunista.

O discurso de Flávio Dino é estratégico. Uma vez que ele foi o principal articulador da eleição vencida por Edivaldo Holanda Júnior (PTC), em 2012, tende a ser "natural" ou "quase certo" que o apoio ao seu "pupilo" permaneça em 2016.

...e não compareceu ao evento do PDT, onde estava o prefeito Edivaldo

Contudo, ciente das pesquisas de consumo interno que apontam a liderança de Eliziane Gama em todos os cenários, Dino sinaliza com afagos para a popular-socialista, a fim de não desgastar sua imagem junto com a de Edivaldo, que sofre uma das piores rejeições populares da história política da capital maranhense.

Tanto é que no mesmo dia e horário do encontro da Juventude do PPS, ocorreu em São Luís o ato de filiação de Luís Fernando Silva ao PSDB e um evento do PDT. Nos dois primeiros, o governador esteve presente. No último, em que estava o prefeito Edivaldo, Flávio não apareceu.

Nesse sentido, mantendo uma proximidade com Gama, Flávio consegue tanto canalizar para si a "preferência" do eleitorado que tende a votar em Eliziane para prefeita de São Luís, justamente por não se opor publicamente a ela, aumentando ainda mais seu capital político, quanto fortalece a aliança estabelecida no plano estadual com o PPS, que integra a base de apoio partidário do governo comunista.

Apesar da crise estabelecida em função da disputa pelo comando da Secretaria de Cultura, cujo resultado foi a saída do partido socialista da estrutura administrativa do governo do Estado, o encontro do PPS reaproximou, de vez, Flávio e Eliziane, o que pode enfraquecer ainda mais Edivaldo na corrida sucessória de 2016.

Afinal, no jogo político, ganha quem se cerca das melhores condições de vitória.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

2 comentários:

  1. Bom dia Blogueiros maranhenses !

    Fomos informados aqui em São Paulo, que por motivos obscuros, nem todos os habitantes da calorosa Caxias do Maranhão tiveram acesso à valiosa reportagem feita por nossa TV Record sobre a Maternidade Carmosina Coutinho. Para tanto, segue link do you tube para conhecimento.

    O acesso à informação, não pode ser negado.

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011- PR / Casa Civil / Subchefia para Assuntos Jurídicos


    www.youtube.com/watch?t=2713&v=w4Gpe5e7KBk


    Juliane Fritz

    Av. Paulista, 1754 - Cerqueira César - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo link. Casos como esse não podem ficar impunes!

      Excluir

Grato pela participação.