quinta-feira, 16 de abril de 2015

Festival Guarnicê de Cinema em sala de aula


O Festival Guarnicê de Cinema, um dos mais tradicionais do país, chega a sua 38ª edição, que será realizada entre os dias 8 a 13 de junho.

Com a proposta de estimular, dar visibilidade e estimular a produção audiovisual, o Festival traz novidades dentro de sua programação.

Além da exibição de mostras competitivas de filmes de curta e longa metragem, mostras especiais, palestras, workshops e mesas redondas, o Festival propõe, ainda, a realização de sessões de mostras informativas, onde destacamos a “Mostra Guarnicêzinho” e a “Mostra Jovem”, que tem como público alvo alunos do ensino básico, das redes municipal e estadual.

Tendo isto em vista, o Festival convida professores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública (municipal e estadual) e particular para participar da ação formativa “Da sala de cinema para a sala de aula: o Festival Guarnicê de Cinema como espaço de mediação”, a ser realizada no dia 05/05, no Auditório Paulo Freire (UFMA), com turmas pela manhã (8h às 12h) e pela tarde (14h às 18h).

O curso vai capacitar os professores com noções introdutórias sobre a linguagem cinematográfica, história, memória e identidade do Festival Guarnicê de Cinema, e de que forma abordá-las em sala de aula. Também propõe uma medida pedagógico-política pautadas na transdisciplinaridade.

Assim, o curso dialoga na perspectiva de inclusão do cinema em sala de aula, reconhece o papel da escola e do professor na formação educacional dos alunos para além dos modelos estritamente clássicos de educação.

O objetivo é que o professor use filmes e outros meios de comunicação de massa para proporcionar discussões em sala de aula, capacitar os alunos, prepará-los para reflexões críticas acerca das informações veiculadas não só pelo cinema como por outros meios de comunicação.

É preciso que o professor aprofunde de forma crítica o estudo e as influências que moldam e estruturam as imagens. Diante dessa postura, o curso propõe que o educador assuma em sua prática, não somente a inclusão de filmes em sala de aula – algo já em consenso – mas estratégias para melhor utilizá-lo em sala de aula.

A ação terá carga horária de 4h e será certificada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMA. As inscrições podem ser feitas até antes do início da formação.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.