quinta-feira, 16 de abril de 2015

Parceria entre Prefeitura e Governo incentiva cultura musical nas escolas

Durante a solenidade de abertura do projeto Via Musical, estudantes puderam assistir à apresentação de um grupo de chorinho

Cerca de 60 estudantes da rede municipal de ensino participaram na tarde desta quarta-feira (15) da solenidade de lançamento do projeto Via Musical. A iniciativa é uma parceria entre o governo do estado, por meio da Escola de Música do Estado do Maranhão (Emem) e da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O objetivo do projeto é fortalecer o currículo escolar a partir de ações relacionadas à linguagem da música, além de contribuir para o desenvolvimento de uma escuta musical ativa, e assim proporcionar e incentivar a cultura musical nas escolas. O secretário de Educação do Município, Geraldo Castro, parabenizou a iniciativa.

"A música é um instrumento educacional importantíssimo e, como tal, é um componente essencial na educação de nossas crianças e adolescentes. O desenvolvimento deste projeto em nossas escolas vai contribuir imensamente com as iniciativas que já desenvolvemos em nossa rede", assinalou o secretário.


O objetivo do projeto é proporcionar aos educandos o conhecimento de diversos estilos musicais, agregando valor aos conteúdos de arte e cultura já trabalhados em sala de aula.

Por meio de uma programação de Concertos Didáticos, o projeto Via Musical prevê tanto a participação dos estudantes da rede municipal em concertos teatrais como a apresentação dos artistas nos estabelecimentos de ensino. A previsão é que sejam realizados dois concertos por mês: um no teatro João do Vale e outro em uma unidade escolar. Os concertos serão realizados por grupos de chorinho e orquestras de violão, violino e de sopro.

"Este projeto cumpre um papel fundamental, que é o de levar a música para dentro das escolas. As crianças que têm um contato mais cedo com a música e os instrumentos musicais adquirem mais conhecimento e um comportamento diferente, inclusive na fala", observou Regina Oliveira, coordenadora artística da Emem e uma das coordenadoras do projeto Via Musical.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.