sexta-feira, 3 de abril de 2015

Rede Sustentabilidade se organiza no Maranhão


O Rede Sustentabilidade, partido em processo de formação que tem a liderança da ex-ministra do governo Lula e ex-senadora, Marina Silva, da ex-senadora do PSOL, Heloisa Helena, e que em 2014 não teve seu registro homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por falta de 32 mil assinaturas, estará encaminhando até o final de abril uma nova solicitação de registro à Corte eleitoral.

Embora ainda sem o "carimbo oficial" do TSE, a Rede já pode ser considerada um partido político de fato, como disse Marina Silva, pois possui um programa, está organizado em 26 Estados e expressa através de seu manifesto a vontade de significativa parcela de brasileiros e brasileiras.

No Maranhão, o partido contou com o apoio, em 2013, da liderança do deputado federal Domingos Dutra (ex-PT e atual SDD), do economista Cândido Lima, do administrador Sílvio Bembem e da deputada Eliziane Gama (PPS), os quais participaram ativamente do processo de coleta de assinaturas, quando na época coletaram mais de 35 mil em todo o Estado. Mesmo assim, o TSE considerou o número de assinaturas insuficiente e não oficializou a criação da Rede.

Nas eleições de 2014, a REDE-Maranhão deliberou votar contra o grupo político da governadora Roseana Sarney (PMDB), decisão que trouxe Marina Silva ao Maranhão - na época, candidata à vice-presidência da República na chapa de Eduardo Campos (PSB) - para ato político de lançamento da candidatura à deputada federal de Eliziane Gama (PPS/MA), oportunidade quando foi declarado apoio ao então candidato a governador Flávio Dino (PCdoB/MA).

Agora, a REDE no Maranhão, em fase de formação, é dirigida por um Grupo de Trabalho (GT), composto por 8 (oito) pessoas: Sílvio Bembem (Administrador e Cientista Social) , Gledson Brito (Professor e Historiador), Cláudio Moraes (Jornalista e Advogado) , Leidey Ana Rodrigues (Servidora Pública), Raimundo Nonato (Servidor Público), Mauro dos Santos (Estudante), Armstrong Lemos (Advogado) e Maria Leonor (Advogada).

O partido atuará sob o princípio da horizontalidade, tendo como eixo central ser um partido em rede, defesa da sustentabilidade, da democracia direta e participativa e da ética (ficha limpa dos seus filiados e dirigentes é cláusula estatuária).

O partido não terá o cargo de presidente na sua direção, adotando a função de dois porta-vozes, sendo um homem e uma mulher. Os detentores de mandatos são impedidos de ocupar cargo na Comissão Executiva, uma novidade em relação às demais legendas existentes no Brasil.

O partido Rede Sustentabilidade passa agora a intensificar o trabalho de garantir a formação dos seus coletivos municipais em todo o país. Com a iniciativa, o partido quer viabilizar uma participação mais próxima da vida partidária nas cidades por meio desses grupos, ao promover debates relacionados com os princípios e valores da agremiação. Entre eles, estão o incentivo à participação cidadã dos militantes e o conceito de política em rede.

A Rede realizará uma reunião neste sábado, dia 04/04/2015, das 9h às 11h30, na sede do Sindicado dos Bancários, Centro da capital. Na pauta: Informes nacionais e estaduais; Debate sobre a conjuntura política; Organização da Direção Estadual; Criação dos coletivos municipais; procedimentos estatutários de filiações de figuras públicas detentores de mandatos (vereadores, deputados e senadores) e ocupantes de cargos de comissão no primeiro escalão da administração Federal, Estadual e Municipal; Campanha de filiação e aprovação do seu Plano de Ação.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.