sábado, 16 de maio de 2015

Prefeitura em fase final de implantação da biometria facial no sistema de transporte público


A Prefeitura de São Luís cumpre mais uma etapa do projeto de remodelamento do sistema de transporte público da capital - orientado pelo prefeito Edivaldo - com a implantação do sistema de biometria facial nos 985 coletivos da frota operante prevista para receber o dispositivo, que deve ser concluída até o final deste mês.

Além do combate à fraude, a biometria facial vai proporcionar a implantação do bilhete único e mais conforto ao usuário, como a recarga a bordo, reivindicada principalmente por estudantes.

"Temos contabilizado outros avanços no projeto de melhoria e modernização do sistema, como a instalação de GPS nos ônibus e a entrada de 221 novos ônibus na frota, o que garante mais conforto e segurança ao usuário do transporte coletivo de São Luís. Temos trabalhado também no combate à fraude e para o lançamento do edital de licitação do transporte, para que tenhamos resultados ainda mais efetivos nesta área", afirmou o prefeito Edivaldo.

A biometria facial instalada pela Prefeitura nos ônibus da capital é formada por um equipamento que reconhecerá a fisionomia do usuário já cadastrado no sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público, impedindo que pessoas utilizem indevidamente o cartão de outros passageiros. O equipamento é composto por uma espécie de máquina fotográfica que detectará o real usuário da gratuidade e da carteira estudantil. Com o equipamento biométrico, o cartão que for utilizado para burlar o sistema será bloqueado, forçando o titular a se dirigir à Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

A implantação do novo sistema já contabiliza resultados positivos. O titular da SMTT, Canindé Barros, informou que cerca de um milhão de passagens mensais pagas com carteiras fraudulentas identificadas através da fiscalização parcial realizada pelo órgão, nos ônibus da capital, foram suspensas e os usuários voltaram a pagar a passagem integralmente, da forma correta.

Canindé Barros também falou das vantagens adquiridas a partir da implantação dos GPS, apontando como principal benefício a possibilidade de se fiscalizar de perto as empresas operadoras do transporte público da capital. "Atualmente, o sistema não disponibiliza qualquer mecanismo de fiscalização nessa área. Não tínhamos como saber, por exemplo, se os horários de saída dos ônibus estão sendo cumpridos, se as linhas atendem a rota permitida, entre outras informações", frisou. A partir da instalação do aparelho o controle dessa fiscalização será feito através de uma central de informações na SMTT.

OUTRAS VANTAGENS

Com a implantação da biometria facial e do GPS, o sistema ficará pronto para receber também o bilhete único, a partir do momento em que for realizada a licitação do sistema de transporte público de São Luís. Após a aprovação da Lei Autorizativa, na Câmara Municipal, haverá audiência pública e o lançamento do edital de licitação do transporte.

Além de impedir a evasão de receita e modernizar o atendimento, outra vantagem que o novo sistema trará ao transporte da capital é o serviço de recarga embarcada. Trata-se de um dispositivo eletrônico que será instalado nos ônibus para que o usuário do sistema de bilhetagem possa efetivar a recarga de seu cartão dentro do próprio ônibus, sem precisar se dirigir aos pontos tradicionais de recarga.

Também está prevista a realização de um estudo para viabilizar o recadastramento para mudança das atuais carteiras e, inclusive, a implantação do Cartão-Criança, que deve permitir o acesso livre de crianças até sete anos pelas catracas.

Com a implantação parcial da biometria facial nos ônibus, a SMTT conseguiu reduzir a gratuidade fraudulenta no sistema de transporte da capital, que beirava os 20%. Além disso, mais 5.247 carteiras de estudantes usadas indevidamente por pessoas não autorizadas foram bloqueadas.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Um comentário:

  1. Isso aí, Holandinha! Cala a boca desse povo! Nosso sistema de transporte vai se tornar referência, com fé em Deus!!!

    ResponderExcluir

Grato pela participação.