quarta-feira, 10 de junho de 2015

GREVE NO ENSINO FEDERAL: Confira os motivos que levaram à greve dos professores federais


O Comando Nacional de Greve (CNG) dos docentes federais, instalado em Brasília (DF) desde a última quinta-feira (28) de maio, divulgou carta à sociedade brasileira na qual explicita os motivos que levaram a categoria à greve.

A carta critica a contradição do slogan “Pátria Educadora” do governo que corta R$ 9 bilhões da educação, além do bloqueio no orçamento no início do ano, recapitula o processo em que o Ministério da Educação (MEC) rompeu o acordo sobre pontos iniciais da carreira e expõe as pautas da greve docente.

O CNG aponta, na carta, que o governo federal tem privilegiado investimentos na educação privada e ainda retirado investimentos por conta do ajuste fiscal.

Os docentes criticam ainda o MEC por não reconhecer o acordo firmado entre a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) e o ANDES-SN em abril de 2014, e por não ter avançado em nada com a negociação da pauta de reivindicações da categoria.

Na carta, é ressaltada ainda a precariedade de condições em que se encontram as Instituições Federais de Ensino (IFE), cuja crise estrutural e financeira se acentuou após os recentes cortes orçamentários.

O CNG encerra o documento com um convite para a sociedade em geral se somar à luta dos docentes, pois a necessidade da defesa da educação pública não é apenas da categoria em greve.

Confira AQUI a Carta à Sociedade Brasileira


Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.