domingo, 14 de junho de 2015

Sobre Eliziane e Luís Fernando

Gama busca fortalecer seu capital eleitoral construindo um arco de alianças visando às eleições de 2016

Por Hugo Freitas

A semana que findou foi marcada por um encontro inusitado entre a deputada federal Eliziane Gama (PPS) e o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando (PSDB).

O registro do encontro entre os dois pré-candidatáveis sinaliza para as movimentações feitas por Gama em busca da construção de um arco de alianças que viabilize politicamente sua candidatura à Prefeitura de São Luís em 2016.

Eliziane possui um capital eleitoral bastante significativo para disputar as próximas eleições municipais. Construído desde 2012, quando ficou em terceiro lugar se lançando praticamente sozinha no pleito para prefeito, seu potencial de votos só aumentou nos últimos anos, se consubstanciando na maior votação obtida por um maranhense para a Câmara Federal nas eleições do ano passado, quando foi eleita deputada federal.

Contudo, somente seu capital eleitoral não será suficiente para vencer a próxima disputa nas urnas, tendo à frente o prefeito Edivaldo Júnior (PTC) que pretende se reeleger com o apoio de peso de seu "padrinho" político, o governador Flávio Dino (PCdoB).

O passo dado por Eliziane em direção a Luís Fernando aponta justamente nesse sentido: o de construir um "grupo" que lhe dê sustentação face às pesadas máquinas municipal e estadual, cada dia mais "parceiras" institucionais.

Ocorre que, apesar de afirmar reiteradamente que será candidato em Ribamar, Fernando pode ser "forçado" a disputar mesmo a prefeitura de São Luís. Isto porque o PSDB Nacional possui o projeto de eleger o máximo de tucanos possíveis nas capitais, para chegar vitaminado nas eleições presidenciais de 2018 e tentar quebrar o poderio petista, no comando do país há 12 anos. Um possível retorno de Lula como candidato à Presidência corrobora ainda mais esta hipótese.

Nesse sentido, Fernando seria "convencido" pela cúpula do PSDB a disputar a cadeira-mor do Palácio de La Ravardière contra Eliziane, já que o recém chegado às fileiras do partido possui também um potencial eleitoral bastante considerado.

Nessas condições, Gama, por sua vez, experimentaria o sabor amargo de ver os tucanos pulando para fora do ninho popular-socialista, o que a forçaria até mesmo a "repensar" sua candidatura ou buscar outras alianças disponíveis no mercado.

Seja como for, as pretensões de Eliziane ao segundo Palácio mais poderoso do Maranhão só têm condições de se materializar ancoradas num amplo arco de apoios partidários que lhe possibilite dar maior sustância ao seu capital eleitoral, com força suficiente para enfrentar os poderes oriundos da aliança Dino/Holanda e demais legendas coligadas ao prefeito.

Resta saber se o PSDB emplaca mesmo a candidatura de Luís Fernando em Ribamar, garantindo noites mais tranquilas para Eliziane, ou se irá lançar candidatura própria em São Luís, modificando de vez o tabuleiro eleitoral na capital.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.