domingo, 16 de agosto de 2015

Eliziane, Zé Reinaldo e Waldir Maranhão: juntos!?

Foto "capturada" num grupo de whatsapp

Por Hugo Freitas

A dinâmica da Política é algo de "embrulhar" o estômago para aqueles que veem as disputas e alianças em torno de um suposto "ethos político". O que não é o caso deste vosso interlocutor, prezado leitor.

Para entender os movimentos dos jogadores no tabuleiro é necessário ter "sangue frio" para não se deixar conduzir pelas adjetivações medíocres que pululam nos impressos e na blogosfera local, que nada explicam para além da atividade de depreciação dos protagonistas, como fazem muitos "analistas políticos" por aí.

Nesse sentido, é emblemática a foto registrada, nesta sexta-feira (14), num almoço entre Eliziane Gama (PPS), Zé Reinaldo (PSB) e Waldir Maranhão (PP), todos à mesa e sorridentes para o flash.

Gama é a líder de todas as pesquisas já realizadas até aqui para a corrida sucessória pela Prefeitura de São Luís. Como é sabido, o que falta de mais contundente para o sustentáculo da pré-candidatura popular-socialista é a formação de um grupo político forte, coeso e de "confiança". A foto parece sinalizar para esta constituição, ainda que por um viés arriscado, no sentido eleitoral.

Explico: Waldir Maranhão, deputado federal, vice-presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília, e presidente estadual do Partido Progressista no Maranhão, está "enrolado" até o pescoço com a Lava-Jato (ele consta na Lista Janot e seu partido possui o maior número de investigados pela Polícia Federal), além de diversas ações que tramitam na Justiça Federal acusando-o de participação ativa em vários outros esquemas de corrupção.

Uma aliança de Gama com Waldir, nas atuais circunstâncias, seria mais vantajoso para ele do que para ela. Ele ganharia uma espécie de "salvo conduto" do eleitorado da pepessista, além de um "refresco" na CPI da Petrobrás, enquanto ela tenderia a perder os votos dos insatisfeitos com a corrupção.

Detalhe importante: Gama é membro da CPI da Petrobrás, lugar de onde tem obtido uma projeção nacional bastante significativa por conta de sua destacada atuação, e foi uma das parlamentares que (pasmem!) assinou pedido de convocação de Waldir para prestar esclarecimentos no Congresso, o que parece não ter sido cumprido. Será esse um dos motivos da aproximação do segundo bigode mais poderoso do Maranhão junto à "irmã"?

Além disso, recentemente, Waldir acolheu e abraçou a entrada e o lançamento da pré-candidatura da vereadora Rose Sales ao Palácio de La Ravardière, que havia acabado de deixar as fileiras do PCdoB maranhense. O protagonismo de Rose no PP de Waldir chegou a ser exibido em propaganda partidária na TV aberta, onde a ex-comuna estrelava, sozinha, uma peça de quase três minutos "abrindo o verbo" contra o prefeito Edivaldo Jr. (PTC).

A foto de Waldir junto com Gama sugere que Rose não tenha mais o apoio do PP. Será que ela mudará de legenda novamente? E Gama? Quais aspectos "materiais" ela teria para confiar em Waldir, após aparente "ruptura" com a "irmã" Rose?

Por outro prisma, é interessante observar Zé Reinaldo à mesa com Eliziane. O ex-governador ganhou destaque, recentemente, na imprensa local ao propor um "Pacto pelo Maranhão", onde assumia a necessidade de uma aliança entre Flávio Dino (PCdoB) e o ex-presidente da República, José Sarney (PMDB-AM), pelo "bem do Maranhão".

Zé Reinaldo tenta se cacifar para concretizar seu tão sonhado projeto pessoal: o de se tornar senador, cargo que almeja desde quando deixou o Governo do Estado, em 2006. Nesse sentido, uma aliança entre Tavares e Gama beneficiaria a ambos. A pepessista ganharia musculatura dentro do governo Dino para a disputa municipal do ano que vem. Já o pessebista se fortaleceria junto ao eleitorado evangélico, que vem tendo um peso considerável nas últimas eleições em solo maranhense. Além do que, Reinaldo mostraria força para o seu afilhado político, o governador Flávio Dino, que vem deixando seu padrinho descontente.

Tudo isso levando-se em consideração a "queda" de Edivaldo nas pesquisas. Faz parte das estratégias políticas apoiar sempre aquele que possui mais chances de vitória, sob o risco de "ficar de fora" na hora da repartição do bolo. Uma vez que o trajeto de Edivaldo no comando da Prefeitura de São Luís pode ser abreviado em 2016, as movimentações de Reinaldo e Waldir em torno de Gama apontam para a manutenção das relações de proximidade destes com quem, supostamente, estará com as chaves dos cofres da Prefeitura e com o comando de dezenas secretarias nas mãos.

Por fim, mas não esgotando as possibilidades de interpretação dos lances políticos, Waldir e Zé Reinaldo podem muito bem estar fazendo o jogo proposto pelo Palácio dos Leões: o de trazer Eliziane para junto de si e, com isso, acreditar que poderão "destruí-la" eleitoralmente por dentro do grupo.

Afinal, em política, para melhor conhecer seu adversário, é necessário estar-se o mais próximo dele, no sentido de buscar antever possíveis movimentações e, assim, elaborar alternativas para freá-las.

As cartas estão na mesa. O jogo já começou!

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.