sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Feira do Livro de São Luís terá pela primeira vez uma mulher como patrona

No lançamento da 9a. FeliS, foram apresentadas a marca da feira, parte da programação e o nome de alguns escritores nacionais já confirmados. Na foto, o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão

"Cidade livre, cidade do livro" é o tema escolhido para 9ª Feira do Livro de São Luís (Felis), que acontecerá no período de 2 a 11 de outubro, e ocupará as ruas, praças e espaços culturais do Centro Histórico, na Praia Grande.

O evento foi lançado pela Prefeitura de São Luís na última terça-feira (4), em cerimônia no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, aberta com performance dos atores André Lobão e Camila Grimaldi, que deram um tom lúdico para o evento rememorando o som de pregoeiros da cidade, cantigas de roda e a entrega de balões ao público, representando, com delicadeza, o conceito da Feira para este ano: a liberdade que a literatura proporciona.

Foram convidados a participar da Felis deste ano escritores como o teólogo Leonardo Boff e o escritor indígena Daniel Munduruku. A patrona será a historiadora, professora universitária e escritora Lourdinha Lacroix e as homenageadas, Raimunda Frazão (poeta e cordelista), Mairy Ferreira (professora universitária e bibliotecária), Alberico Carneiro (jornalista) e o historiador Mário Meireles (in memoriam).

Durante o vídeo de apresentação dos escritores homenageados para a 9ª FeliS, o depoimento da historiadora Lourdinha Lacroix marcou o diferencial da Feira que, este ano, terá pela primeira vez uma mulher como patrona. "Recebi o convite com espanto porque eu não sou uma grande escritora como os outros homenageados das feiras anteriores, todos grandes literatos e intelectuais", pontuou a escritora.

A 9ª Feira do Livro de São Luís será realizada pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), correalizada realizada pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), e apoio mais de 50 instituições públicas e privadas.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.