sábado, 29 de agosto de 2015

Ministério Público Eleitoral emite parecer favorável à criação do partido da Rede Sustentabilidade

A Rede foi idealizada por Marina Silva

A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um parecer favorável ao registro da Rede Sustentabilidade como partido político.

A agremiação política foi idealizada pela ex-senadora Marina Silva, atualmente filiada ao PSB, legenda pela qual disputou a Presidência da República no ano passado.

No documento encaminhado ao TSE, o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, entende que o grupo conquistou a quantidade mínima necessária de assinaturas e que, por isso, deve ter o pedido de registro aceito pela Corte.

Para o procurador, a Rede não se enquadra na nova legislação, válida a partir deste ano, uma vez que o processo de registro do partido teve início em 2013. A partir de agora, devem ser aceitas apenas as assinaturas de eleitores que não possuem filiação partidária.

Marina Silva e seus aliados haviam tentado registrar a Rede Sustentabilidade em 2013, mas a Corte Eleitoral vetou o pedido, considerando parte das assinaturas apresentadas como inválidas. À época, foram validadas apenas 442.524 assinaturas, mas o TSE exigia um mínimo de 491.949.

Desta feita, o procurador disse que o número de assinaturas faltantes era de 49.425 e que a Rede apresentou 56.128. O caso agora será analisado pelo plenário do TSE, o que não tem data prevista para ocorrer.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.