quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PDT e Weverton Rocha mais poderosos no Maranhão

Edivaldo migra para o PDT de Weverton na tentativa de garantir uma (im)provável reeleição

Por Hugo Freitas

O ato de filiação dos prefeitos Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e Gil Cutrim (PMDB) ao Partido Democrático Trabalhista no Maranhão, que ocorrerá na próxima sexta-feira (28), em São Luís, irá efervescer o cenário político local, de forma bastante significativa. O PDT maranhense é dirigido pelo deputado federal Weverton Rocha.

Com a ingresso nas fileiras trabalhistas de Edivaldo e Cutrim, Weverton e o PDT se tornam ainda mais poderosos no Maranhão. Afinal, a legenda passará a comandar, oficialmente, as prefeituras de São Luís (o maior orçamento entre todos os 217 municípios do Estado) e de São José de Ribamar, controlando tanto os cofres públicos das duas cidades quanto o conjunto de suas secretarias e órgãos.

Frise-se que a ida de Edivaldo para o partido de Weverton é uma tentativa do prefeito de garantir significativo tempo de propaganda partidária no rádio e na TV para melhorar sua performance face ao eleitorado ludovicense e disputar a reeleição ano que vem com chances (im)prováveis de vitória.


Soma-se ao poderio pedetista no Maranhão o controle que já possui sobre quatro das maiores secretarias estaduais do Governo Flávio Dino (PCdoB), quais sejam: Educação, Saúde, Trabalho e Agricultura. Sem contar os inúmeros postos e cargos de segundo e terceiro escalão ocupados pelos trabalhistas no governo comunista.

Convém ressaltar ainda que Weverton Rocha já foi escolhido pela direção nacional do PDT para substituir Manoel Dias no Ministério do Trabalho. A troca, ainda sem previsão para ocorrer, visa garantir a permanência dos pedetistas na base aliada do governo da presidente Dilma (PT). O "status' de ministro irá corroborar e consolidar o peso político de Weverton no Maranhão.

Além de Edivaldo e Gil Cutrim, outros prefeitos são esperados para consumar sua ida para o PDT no próximo dia 28, bem como vereadores da capital e líderes de diversos municípios maranhenses com potencial de elegibilidade no pleito vindouro.


Nessa conjuntura, Weverton Rocha e o PDT caminham a passos largos acumulando poder político suficiente a ponto de passar a ser não apenas o fiel da balança no tabuleiro político estadual, mas também a se estabelecer como um dos "crupiês" do jogo eleitoral.

Uma força não negligenciável nestas maranhas, em tempos de esfacelamento do poderio do PMDB, de crescimento do PCdoB e de reorganização do PSDB via máquina estadual.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.