sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Acervo de Bandeira Tribuzi ficará sob a guarda do Governo do Maranhão

Bandeira Tribuzi é autor do poema "Louvação a São Luís", que se tornou o hino oficial da capital maranhense

A Secretaria de Estado da Cultura irá assumir a guarda do acervo do poeta maranhense Bandeira Tribuzi. O titular da pasta, Felipe Camarão, visitou a casa do escritor para solicitar a autorização da família do poeta, que é quem mantém a guarda dos documentos e pertences do ilustre literato.

Bandeira Tribuzi, falecido em 1977, aos 50 anos, foi jornalista de intensa produção e autor de inúmeros poemas. O mais popular deles é "Louvação a São Luís", que se tornou o hino oficial da capital maranhense. Tribuzi é considerado o introdutor do poema moderno na Literatura Maranhense.

Manuscrito original de "Louvação a São Luís"

De acordo com Camarão, o governo quer organizar, catalogar e recuperar todo o acervo do poeta, que inclui documentos, cartas e o piano do artista. Também é intenção do governo a construção de um memorial que sirva à preservação da obra desta ilustre personalidade da cultura maranhense.

“Cartas, anotações, o piano usado pelo artista e, principalmente, o primeiro manuscrito de Louvação a São Luís... Recuperarmos estes documentos históricos representa o reconhecimento e o respeito que temos a uma das mais importantes personalidades de nossa cultura", afirmou Felipe Camarão.

Bandeira Tribuzi - Jornalista, poeta, músico, escritor, caricaturista, Tribuzi nasceu em São Luís em 2 de fevereiro de 1927. Passou 16 anos estudando em Portugal e, no seu retorno ao Maranhão, em 1948, publicou "Alguma Existência", obra com a qual, aos 21 anos, inaugura a poesia moderna no Maranhão. Pertence a mais uma geração de poetas e escritores maranhenses cujo alcance extrapola os limites do estado e do Brasil, e da qual fazem parte nomes como os de Ferreira Gullar, Nauro Machado e José Chagas.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.