terça-feira, 22 de setembro de 2015

Direção do PT se manifesta sobre agressões racistas e homofóbicas do comunista Fernando Furtado

Fernando Furtado (PCdoB) declarou numa Audiência Pública sobre demarcação de terras indígenas que os índios são um "bando de veadinhos" (confira aqui)

Em relação às declarações do Deputado Fernando Furtado (PC do B), o Partido dos Trabalhadores, através da sua Comissão Executiva Estadual, vem a público afirmar que:

1. As declarações do Deputado (PC do B) não são somente condenáveis pelo teor agressivo, preconceituoso e reacionário, mas, sobretudo, ofensivas à condição humana em toda a sua dimensão. O parlamentar não ofendeu apenas os índios e os homossexuais, mas atacou o PT naquilo que o partido tem mais orgulho que é a luta pela defesa dos direitos humanos, o respeito pela diversidade, do ponto de vista da orientação sexual de qualquer cidadão ou cidadã, e sua história de respeito e valorização da nação indígena.

2. O PT tem orgulho dos seus quadros e manifesta a mais absoluta confiança no presidente Raimundo Monteiro e no Deputado Estadual Zé Inácio, ambos ex-gestores do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), no Maranhão, onde deram valorosa contribuição à luta pelo direito à terra, inclusive com atuação destacada na desintrusão da área indígena Awá-Guajá, uma ação do Governo Dilma, determinada pela Justiça Federal desde 2002, garantindo a estes a posse de suas terras na região do Alto Turi.

3. O Partido dos Trabalhadores espera que o Deputado Fernando Furtado (PC do B) venha a público pedir desculpas pelas ofensas cometidas contra uma das maiores organizações políticas de esquerda do mundo. O PT é aliado estratégico do Partido Comunista do Brasil (PC do B), onde o Deputado Fernando Furtado está atualmente filiado, partidos cuja trajetória são um exemplo de atuação em favor dos mais pobres, das minorias e dos povos historicamente excluídos do processo de desenvolvimento capitalista injusto no país, entre os quais destacamos os povos quilombolas e indígenas.

4. Por fim, o PT reafirma seu incondicional e histórico comprometimento com a causa dos povos indígenas e contra quaisquer manifestações fascistas de conteúdos homofóbicos.

São Luís, 22 de setembro de 2015

Comissão Executiva Estadual do PT/MA

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.