quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Entidades sindicais decidem pelo fim da greve dos professores da UFMA


Após quase quatro meses de greve dos professores da Universidade Federal do Maranhão, as aulas retornarão em outubro, depois que o Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão (SindUFMA) e a Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma) decidiram pelo fim do movimento grevista.

Na última quinta-feira (24), a Apruma decidiu em assembleia com os professores filiados “indicar ao Comando Nacional de Greve do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes do Ensino Superior) a suspensão da greve em nível nacional”. Essa suspensão, entretanto, está condicionada à formalização pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) e pelo Ministério da Educação (MEC) de contraproposta às reivindicações feitas pelo Andes-SN, além de serem mantidas eventuais mobilizações.

Na tarde desta quarta-feira (30), a Apruma promove nova assembleia para a avaliação da contraproposta do governo e tratar de novos encaminhamentos.

O SindUFMA, por sua vez, convocou plebiscito e decidiu pelo enceramento da greve, após 115 dias de movimento. Foram 305 votos a favor e 67 contra, contabilizando a participação de 372 docentes, segundo informações do site do SindUFMA.

Ontem (29), a entidade fez assembleia para definir os novos passos com o retorno às aulas. O SindUFMA é regido pelo comando geral de greve da Federação Nacional dos Professores das Universidades Federais (Proifes), que continua em negociação com o Governo Federal.

A administração superior da UFMA já trabalha para o retorno das aulas, com elaboração de duas propostas de calendário acadêmico para serem votadas no Conselho Universitário. Segundo a pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra, o prazo para a conclusão do primeiro semestre 2015, interrompido com a greve, é de até 45 dias. “Após o término, seria iniciado imediatamente o segundo semestre letivo”, explica.

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.