domingo, 20 de setembro de 2015

GREVE NA UFMA: Luta Docente e Responsabilidade com a Comunidade Acadêmica

  1. O SIND-UFMA é o sindicato dos(das) Docentes da Universidade Federal do Maranhão, fundado no dia 29 de maio de 2014 por centenas de docentes, ativos e aposentados, dos campi do continente e do Bacanga que, de forma autônoma e sem atrelamento a empresas, governos ou partidos, decidiram construir um sindicato local de verdade e não uma “seção sindical” atrelada a interesses sectários e exógenos à academia. A criação de um sindicato local é uma firme iniciativa pela liberdade de organização sindical e uma resposta dos docentes contra o sectarismo estéril e atroz assumido ao longo dos anos por aqueles que diziam nos representar. O SIND-UFMA está inserido num movimento nacional, o PROIFES, que busca construir sindicatos locais, livres e autônomos, representando um Novo Movimento Sindical docente. Não aceitaremos, portanto, que os docentes sejam tutelados por interesses de grupos sectários, radicais e partidarizados que há muito não representam o conjunto plural da UFMA. Do ponto de vista da legalidade o SIND-UFMA é o único sindicato que requer junto ao Ministério do Trabalho o registro sindical definitivo e desafiamos qualquer outra entidade a provar o contrário.
  2. Conforme prevê o capítulo III, artigo 5º, do nosso estatuto e, como é de praxe nos diversos sindicatos filiados ao PROIFES, realizaremos um plebiscito para consultar os docentes sobre os destinos da greve. Defendemos, dentro do espírito de um Novo Movimento Sindical, que a consulta possibilite que um número bem maior de docentes expresse suas opiniões, subsidiando a decisão que nossa assembleia tomará sobre os destinos da greve. Temos confiança em que o número de professores que participarão do plebiscito será expressivo, abrindo novos parâmetros para uma efetiva democracia sindical na UFMA.
  3. Ao contrário das assembleias esvaziadas da “seção sindical”, onde um pequeno número de profissionais sindicais toma decisões facciosas em benefício apenas de seus próprios interesses, o SIND-UFMA defende que a democracia pode e deve assumir diversas formas, antigas e novas, para expressar o desejo da maioria. Acreditamos que aqueles que lideram um movimento político sindical devem ter a consciência e a responsabilidade de unir as justas reivindicações da categoria com a realidade da universidade, do país e, mesmo, do mundo. Não devemos e nem podemos nos colocar na posição arrogante de senhores dos destinos dos outros e da história. Um novo movimento sindical docente também necessita desse sentido de conjunto, capaz de ponderar não apenas o desejável, mas também o factível, tendo como resultante propostas justas, que considerem o que é correto aqui e agora. Não podemos deixar a universidade refém dos interesses de uma minoria.

A diretoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.