quarta-feira, 23 de setembro de 2015

UFMA e AML homenageiam o centenário de Mário Meireles

Reitor Natalino Salgado e escritores da Academia Maranhense de Letras (AML), na abertura da Semana que homenageia o centenário de Mário Meireles

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Academia Maranhense de Letras (AML) realizam até quinta-feira (24) a “Semana Mário Meireles – Cem anos”, em comemoração ao centenário de nascimento do historiador maranhense.

As atividades acontecem no auditório central da UFMA com uma programação que inclui conferências, mesa redonda, minicursos e apresentação de vídeo. No hall do auditório foi montada uma exposição que retrata a vida e a obra do homenageado.

No dia 24, quinta-feira, na Academia Maranhense de Letras, às 19 horas, uma cerimônia marcará a entrega do título de Doutor Honoris Causa, in memorian. Toda a programação é aberta ao público.

Na solenidade de abertura, na manhã desta terça-feira (22), a vida e a obra de Mário Meireles foram retratadas pela historiadora e professora da UFMA, Regina Faria, que ministrou a conferência “Mário Meireles, a AML e a UFMA”. “Para a UFMA, Meireles foi importante pela contribuição que deu para a instalação da faculdade de filosofia de São Luís e para o curso de história, como o seu membro mais produtivo”, contou. Dentre as mais de 40 obras publicadas, destaca-se o livro “História do Maranhão”, que terá sua 5ª edição lançada ainda este ano.

A escritora e acadêmica da AML, Ceres Costa Fernandes, exaltou a múltipla atuação do homenageado. “Mário Meireles conseguiu fazer com que o acervo da biblioteca do gabinete português de leitura fosse doado para o curso de filosofia, sem a qual o MEC não aprovaria sua criação. Meireles foi um homem proativo, participante dentro da academia, dentro da Universidade”, detalhou.

O reitor Natalino Salgado lembrou que Meireles era muitos em um só. “Ele gostava de letras, história, música, cinema, mas, sobretudo, amava e valorizava o Maranhão. Sua contribuição para a fundação da Universidade Federal do Maranhão está descrita com precisão de detalhes no livro “Memória de professores – Histórias da UFMA e outras histórias”, organizado por Regina Faria e Antonio Montenegro”, destacou.

Mário Meireles foi um dos principais colaboradores para a criação da Universidade Federal do Maranhão

Vida de Mário Meireles

Nascido em 8 de março de 1915, Mário Meireles foi membro da Academia Maranhense de Letras onde ocupou cadeira de nº 9, cujo patrono é Gonçalves Dias. Também fez parte do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Foi professor da UFMA, onde exerceu a chefia do Departamento de História e Geociências e fundou o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica e Geográfica.

Meireles foi o primeiro vice-reitor administrativo da UFMA, sob o reitorado de Pedro Neiva de Santana, tomando posse em primeiro de maio de 1967. Publicou 34 obras, entre livros de história e literatura.

Doutor Honoris Causa

Na solenidade de encerramento da Semana Mário Meireles, quinta-feira (24), na Academia Maranhense de Letras, a UFMA também concederá o título Doutor Honoris Causa, além de Mário Meireles, a Domingos Vieira Filho e Dom José de Medeiros Delgado, in memoriam, e a Jomar Moraes e José Maria Ramos Martins.

Confira a programação clicando aqui

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.