sábado, 23 de janeiro de 2016

A história do Maranhão fazendo história... 42 anos de Arquivo Público.

Prédio histórico, datado do séc. XIX, que abriga o maior acervo documental da história do Maranhão

Uma significativa parte da história do Maranhão está guardada e preservada no Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem), órgão ligado à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), por meio de um rico e variado acervo documental.

Na quinta-feira (21), o Apem completou 42 anos. A data está sendo lembrada com uma exposição, na sede do órgão (Rua Nazaré, 218, no Centro Histórico de São Luís), aberta ao público.

Fundado em janeiro de 1974, o Apem recolhe, organiza, preserva e divulga documentos de órgãos integrantes da administração direta e indireta do Estado. Passou por vários prédios antes de ser transportado, em 1978, para um casarão do século XIX, que foi reformado para acomodar as documentações ligadas ao Estado. Antes de ser chamado de Arquivo Público era conhecido como Secretaria Geral.

O Apem tem sob sua guarda o maior acervo documental do estado. São, aproximadamente, dois quilômetros de documentos textuais (manuscritos, datilografados e impressos) dos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além de mapas, plantas, discos e microfilmes.

O acervo é dividido em dois setores. O de Códices reúne milhares de documentos encadernados entre registros de patentes, registro gerais, alvarás, cartas de datas e sesmarias, provisões, passaporte, leis e decretos, obras públicas, registros de terras, entre outras documentações.

O segundo setor, o de Avulsos, reúne as documentações “soltas”, o que inclui correspondências enviadas por autoridades aos governantes do Maranhão e ao Chefe de Polícia. Nesse acervo estão séries documentais que são as cartas de datas e sesmarias, cartas patentes, passaportes, mapas de nascimento, batismos, casamentos, entre outras.

O Arquivo Público possui uma biblioteca de apoio com aproximadamente seis mil volumes, com livros, periódicos e outras publicações, incluindo as das áreas de Arquivologia. Possui, também, conjuntos documentais incorporados ao acervo como os da Arquidiocese, Câmara Municipal de São Luís, Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) e os do padre João Mohana.

O Acervo Digital é a novidade do Apem. Foram digitalizados mais de 700 documentos como livros, editais e correspondência de 327 mil imagens. Os arquivos estão disponíveis em Formato Portátil de Documento (PDF), que podem ser acessados de forma direta, através de links para cada conjunto dos livros digitais ou simplesmente por meio do uso da ferramenta de busca.

É a história do Maranhão fazendo história...

Com informações do Governo do Estado do Maranhão

Siga nosso perfil no Twitter e curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pela participação.